John Lennon é indiscutivelmente um dos músicos mais famosos e influentes de todos os tempos. Seu trabalho com e sem os Beatles viu sua iconografia atingir alturas inacreditáveis, inspirando continuamente novas gerações de artistas. No entanto, como qualquer músico, Lennon começou como todo mundo: um fã de música com a esperança e o sonho de fazer isso sozinho. Isso significa que John Lennon certamente teve seu conjunto favorito de artistas de sua época antes e depois dos Fab Four.
Através de uma série de entrevistas diferentes, conseguimos compilar uma lista dos oito músicos favoritos de John Lennon. Aqui, em uma lista que temos certeza que poderia ser estendida em três vezes, temos uma amostra de Lennon, o fã de música e, conseqüentemente, de Lennon, o homem. Através desses oito artistas, podemos ver aqueles que influenciaram sua carreira e aqueles cujas carreiras ele influenciou. Músicos favoritos de John Lennon:
Eric Clapton
Não há dúvida de que a principal influência do estimado maestro da guitarra Eric Clapton nos Beatles foi através de George Harrison, mas, em Clapton, Lennon sentiu que havia encontrado uma alma gêmea. Tanto que, quando Harrison deixou temporariamente a banda, Lennon pensou que o melhor substituto seria o próprio Slowhand. Harrison, durante sua pausa do grupo, passava a maior parte de seu tempo com Clapton e, eventualmente, ele voltou ao grupo, mas isso não impediu Lennon de cobiçar o gênio da guitarra. Em vez disso, ele tentou agarrar Clapton para uma turnê “ao redor do mundo” com a Plastic Ono Band. Ele, de fato, se juntou à banda em algumas ocasiões para se apresentar ao lado de Lennon. Não existem muitos grupos dos anos 60 que não foram, de alguma forma, influenciados por Clapton. E Lennon o considerava um dos grandes da cena.
Chuck Berry
“Se você tivesse que dar outro nome ao Rock’n’roll, poderia chamá-lo de Chuck Berry”, disse certa vez John Lennon e é difícil discordar dele. Sem dúvida, o antepassado do Rock’n’roll moderno, a habilidade de Berry de não era apenas de tocar, mas escrever algumas das músicas mais vibrantes que o grupo já havia ouvido na época. “Para nós, ele era um mágico que fazia música exótica, mas normal, ao mesmo tempo”, escreveu Paul McCartney em seu site após a morte de Berry. “Aprendemos muitas coisas com ele, que nos levaram a um mundo dos sonhos do Rock’n’roll”. Mais tarde, quando Lennon deu as boas-vindas a Berry para se apresentar ao lado dele, ele disse de Berry: “Ele estava escrevendo letras boas e inteligentes na década de 1950, quando as pessoas cantavam ‘Oh baby, eu te amo’. Foram pessoas como ele que influenciaram nossa geração. Tente dar sentido às músicas em vez de apenas cantar ‘do wah diddy’”.
Bob Dylan
Bob Dylan sem dúvida foi o músico que teve a maior influência nos Beatles, quando já estabelecidos como astros mundiais. Seu estilo de composição foi uma grande influência em todos os grupos britânicos da época, mas sua mensagem de se abrir para o público por meio de canções pop reflexivas pesou mais sobre John Lennon. Uma faixa que Lennon, mais tarde, admitiu que veio “de mim no meu período Dylan” foi “I’m A Loser”, do Beatles For Sale, à qual ele acrescentou: “parte de mim suspeita que sou um perdedor e parte de eu acho que sou o Deus Todo-Poderoso”. Lennon não foi o único Beatle sob a influência de Bob, mas certamente foi o que mais se apaixonou por ele. Claro, eventualmente, os dois se tornariam amigos íntimos, mas nunca houve qualquer dúvida de que Lennon considerava Bob Dylan um dos grandes do mundo da música.
Elton John
Esta pode ser uma das seleções mais curiosas em nossa lista, mas isentar Elton John como um dos artistas favoritos de Lennon seria ignorar sua poderosa colaboração. Assim como Elton gravou “Lucy in the Sky with Diamonds”, de Lennon, o Rocketman também teve uma participação no único número um dos EUA Lennon enquanto vivo, em “Whatever Gets You Thru the Night”. John Lennon mais tarde lembrou sobre como a música nasceu, afirmando: “Eu estava mixando alguma coisa, certa noite, e Elton John entrou com Tony King, da Apple – você sabe, somos todos bons amigos – e no minuto seguinte Elton disse: “Posso colocar um pouco de piano nisso?”. Eu disse: “Claro, adorei”. Fiquei surpreso com sua habilidade: eu o conhecia, mas nunca o tinha visto tocar. “Um ótimo músico, ótimo pianista. Fiquei realmente agradavelmente surpreso com a maneira como ele conseguiu entrar em uma faixa tão solta e aumentar e acompanhar as mudanças de ritmo. E então ele cantou comigo. Tivemos um grande momento”. A ascensão da música ao número um acabaria levando à apresentação final de Lennon no palco, depois que ele perdeu uma aposta para Elton.
David Bowie
Outro cantor com quem Lennon adorou trabalhar era David Bowie. Embora Bowie tenha frequentado os mesmos ambientes que Lennon, durante o final dos anos 60, foi em “Fame” que a dupla realmente se conectou. O beatle de óculos não funcionaria com qualquer um, mas concordou em trabalhar com Bowie em sua música. A faixa foi o dedo médio da dupla para a fama, depois que Lennon tentou guiar Bowie para longe das armadilhas da indústria. Em uma entrevista de 1999, Bowie disse: “É impossível para mim falar sobre música popular sem mencionar provavelmente meu maior mentor, John Lennon. Acho que ele definiu para mim como alguém poderia torcer e virar o tecido do pop, e impregná-lo com elementos de outras formas de arte, muitas vezes produzindo algo extremamente belo, poderoso e impregnado de estranheza”.
Harry Nilsson
Outro colaborador leal de John Lennon foi Harry Nilsson. O cantor frequentemente acompanhava Lennon em noitadas durante seu famigerado período “Lost Weekend”, mas ganhou tal amizade e notoriedade com uma seleção de canções pop simplesmente de ouro, das quais Lennon era um grande fã. Nilsson foi, pelo menos por um tempo, um dos artistas mais conceituados do mundo. No entanto, no momento em que seu décimo disco, Pussy Cats, estava para ser lançado, ele precisava de alguma influência extra e assim amarrou seu velho amigo Lennon. A dupla entregou um disco pop magistral, que está entre um dos melhores de Nilsson.
The Everly Brothers
Se há uma banda que pode atestar por ser uma parte integrante do som vocal inicial dos Beatles, é os Everly Brothers. Os vocais tremendamente belos do grupo se tornaram uma sensação, consideradas as vocalizações mais quentes da música no início dos anos 60 e influenciaram diretamente John Lennon, que frequentemente citava o grupo como influência primária. Foi um estilo que, sem dúvida, foi copiado ou pelo menos serviram de inspiração, quando os Beatles começaram a escrever canções pop no topo das paradas, como “Love Me Do” e “Please, Please Me”. A banda ainda presta homenagem ao grupo em Let It Be durante a música “Two of Us”, na qual Macca tira o chapéu dizendo “Take it, Phil”. Você não verá muitas pessoas apontando para os Everly Brothers como uma banda influente atualmente, mas para os Fab Four, eles eram tudo.
Elvis Presley
“Antes de Elvis, não havia nada”, John Lennon disse certa vez sobre O Rei. Deixar Presley de nossa lista seria um erro terrível. O impacto do cantor na cultura britânica como um todo jamais pode ser subestimado. Quando um grupo de adolescentes que estavam prestes a se chamar de The Quarrymen ouviu esse novo som de Rock’n’roll, você pode imaginar o fogo que ele acendeu dentro deles. Mais tarde, a banda conheceria The King e depois que ele lançou uma série de faixas pouco inspiradoras, o grupo tendeu a perder o interesse nele como artista, apesar de em 1968 ainda ser influenciado por ele, se você acredita na observação irônica de Ringo sobre “Lady Madonna”: “Parece Elvis, não é? Não, não soa como Elvis… é Elvis. Mesmo aquelas partes em que ele vai muito alto”. No mesmo ano, Lennon revelou, ao falar sobre o White Album, que Elvis sempre foi um ícone para ele: “Rockers, é o que realmente somos. Você pode me dar um violão, me colocar de pé na frente de algumas pessoas. Mesmo no estúdio, se estou entrando nisso, estou apenas fazendo minha velha parte… não exatamente fazendo ‘Elvis Legs’, mas fazendo o meu equivalente. É simplesmente natural. Todo mundo diz que devemos fazer isso e aquilo, mas nossa coisa está simplesmente balançando. Você sabe, o show de costume. É disso que trata esse novo álbum”.
[Matéria original: Revista FAR OUT]