Estão cada vez mais fortes os rumores sobre uma apresentação (ou duas) de Paul McCartney em Recife/PE. As duas mais fortes, divulgadas pela Globo.com e pela Veja.com, falam, respetivamente, em duas datas discrepantes: a primeira anunciou para o fim do ano e a segunda, para abril. Mas todos concordam que o cenário do show deve mesmo ser o Estádio Arruda. Saiba mais sobre esse gigante que está prestes a entrar para a história do Rock, em uma rápida pesquisa que fizemos na Wikipedia e no blog Campeões do Futebol.
Nome Oficial: José do Rego Maciel
Nome popular: Colosso do Arruda
Capacidade: 60.000 espectadores
Inauguração: 04/06/1972, Santa Cruz 0 x 0 Flamengo/RJ
Primeiro gol: Betinho, na partida Santa Cruz 1 x 0 Seleção Brasileira de Amadores
A Construção
Em 1954, José do Rego Maciel – que hoje empresta seu nome ao estádio – dava condições para que o Santa Cruz se apossasse definitivamente do terreno, ele atraiu investidores para construção do estádio. Nesse ano começou a ser construído o que hoje se chama de Repúblicas Independentes do Arruda. Muitas campanhas foram feitas junto aos torcedores, que acabaram ajudando a construir inicialmente o “Alçapão do Arruda”, com arquibancadas de madeira e situado em posição oposta à atual.
No ano de 1965, com a venda de cadeiras cativas e títulos patrimoniais, o clube começou a construir o seu estádio, o que só foi possível devido a uma mobilização de torcedores nunca antes vista. As pessoas levavam ao clube todo tipo de material de construção e doavam a sua mão de obra. Foi graças a torcida do Santa Cruz que além de construir a sua casa (estádio), construiu também uma das histórias mais bonita do futebol brasileiro, pois o Arruda foi construído a suor, sangue e lágrimas de seus torcedores.
Foi uma construção movida a doações, suor e lágrimas ficando registrada essa história nos anais do futebol brasileiro.
José do Rego Maciel
José do Rego MacielTer o nome eternizado no estádio de futebol é uma glória reservada para poucos. E todos que conheceram José do Rego Maciel afirmam que ele sempre foi um homem digno desse privilégio. Quando era prefeito do Recife na década de 50 (indicado pelo governador Etelvino Lins), desapropriou o terreno onde seria erguido o estádio do Arruda. Além de prefeito, foi procurador do Estado de Pernambuco, secretário da Fazenda, Deputado Federal e exerceu outros cargos públicos. Seu nome, porém, será sempre lembrado por conta da sua paixão pelo Santa Cruz Futebol. É pai de Marco Maciel, ex vice-presidente da República.
Recordes e Curiosidades
O recorde de público ficou estabelecido com o Jogo das Eliminatórias da Copa do mundo em 1993 quando a Seleção Brasileira massacrou a Bolivia por 6×0. Neste jogo estavam presentes nada menos que 96.200 espectadores. Já o maior público do Santa Cruz foi em 1999, 95.567 pessoas assistiram o empate por um gol com o Sport.
O maior estádio de Pernambuco
O maior estádio de Pernambuco, o estádio do Arruda, é um dos principais estádios do Brasil. Em Pernambuco, ele foi o mais recente a ser construído, além do tamanho , é considerado um dos melhores estádios do nordeste do Brasil, concorrendo de perto com os estádios públicos do Castelão (Fortaleza-CE) e Fonte Nova (Salvador-BA). O estádio foi construído pensando na mobilidade do espectador, possui uma elevação mais suave dos degraus que facilita o acesso dos torcedores. A visibilidade é de 100%, no estádio não existe alambrado, isso proporciona uma das melhores visão do campo de jogo do país. A acústica é uma das melhores, o som emitido no anel inferior é projetado para o campo de jogo pelo anel superior funcionando como um amplificador do burburinho da torcida. Além disso, é dotado de um estacionamento para 400 veiculos e 35 ônibus. Pela Avenida Beberibe, em frente ao estádio, circulam mais de 10 linhas de ônibus (1 integrada ao metrô), o que melhora a logística. O estádio já foi palco de vários jogos internacionais. Minicopa do Mundo, Copa América 1989, Eliminatórias da Copa e amitosos da Seleção brasileira. Recebeu , recentemente (2009), mais um jogo pelas Eliminatórias da Copa e foi avaliado com nota 9,5 no quesito organização pela Confederação Brasileira de Futebol.
Nome Oficial:
José do Rego Maciel *Endereço: Avenida Beberibe, nº 1285, Bairro – Arruda Recife-PE – CEP 52130-000 Tel.(81) 3444-6699
Acesso:
Ônibus: 82 linhas (1 integrada ao metrô) 2. Sistema de Transporte Complementar
Coordenadas: 8.026900 Lat. S, 34.891301 Lon. Oeste
Data da Inauguração 04/07/1972
Ano da Ampliação 1982
Área Construída 30 mil metros quadrados.
Capacidade Atual: 60044 pessoas *Capacidade detalhada: Anel Superior 24.500; Anel Inferior 28.500; Cadeiras Cativas, tribunas e camarotes 7.044.
Capacidade antiga 110.000 espectadores.
Área Coberta: 27% ou 16.044 lugares.
Área Reservada para 100 deficientes cadeirantes.
Iluminação: 2000 lux
Dimensões do Campo: 105×73 metros.
Tipo de grama: Bermuda
Vestiários: 4
Banco de Reservas: 4
Banheiros: 48
Qualificações
Inclinação suave do estádio e acesso facilitado.
Campo de jogo protegido por fosso.
Melhor visibilidade do campo de jogo (sem alambrado)
Excelente acústica
Maior número de guichês de bilheterias do Brasil
Gramado de primeira linha
Vestiários padrão FIFA
Maior estádio do Nordeste
Ponto turístico do Recife
Um dos estádios mais conhecidos do Brasil
Estrutura
Sede Monumental das Repúblicas Independentes do Arruda
Auditório Climatizado com capacidade de 200 pessoas
Museu Histórico Coral
Elevadores com acesso à tribuna de honra, camarotes e cadeiras
Ginásio Poliesportivo
Dois campos anexos de Futebol Society
Parque aquático com 3 piscinas anexas
Sauna
Banho turco
Centro médico para recuperação de atletas
2 Restaurantes
Sala para futebol de mesa
Sala de Sinuca
Sala de Pimbolin
Sala de Tae-kwon-do
3 academias de musculação
Alojamento profissional
Alojamento da base
Loja oficial (Santa Cruz Store)
Salão de eventos com capacidade de 5 mil pessoas
Estacionamento para 400 veículos
Várias lanchonetes
Delegacia do torcedor
2 geradores
3 bilheterias com 13 guichês (totalizando 49 guichês à disposição do torcedor)
Sala de troféus
Cobetura
Cerca de 15.600 lugares são protegidos do sol e da chuva (28% do estádio). Além das cadeiras cativas, parte do anel inferior é coberta. O projeto da Arena Coral visa cobrir o estádio em sua totalidade atual.
Assentos
O estádio conta com 6.000 assentos novos (2009) instalados, sem contar com os camarotes e tribunas. Existe um projeto para que toda a social receba os mesmos tipos de assentos utilizados nas cadeiras cativas.
Camarotes
O estádio do Arruda possui os camarotes mais luxuosos de Pernambuco. Com capacidade para 100 pessoas, os espaços pertencem a vários grupos da iniciativa privada, alguns dos quais são patrocinadores oficiais do clube. Ambiente climatizado, serviço de Buffet, garçons, assentos acolchoados, lounge, segurança e visão do jogo privilegiada são algumas das características que compõem tais espaços.
Visibilidade
O sistema de segurança baseado em fosso garante a segurança contra invasões e a máxima visibilidade, em contraposição aos estádios que possuem alambrado. O estádio do Arruda não possui pontos cegos.
Comunicação
O estádio conta com um sistema de som que atua dentro e fora dele. Em jogos de grande público o serviço é complementado por caixas de som.
Deficientes
O estádio do Arruda conta com uma área exclusiva para 100 deficientes com acesso facilitado por rampas.
Sanitários
48 é o número total de banheiros do estádio do Santa Cruz. Entre 2008 e 2009 os banheiros foram completamente reformados. Todo o piso e o revestimento foram trocados por um novo acabamento em porcelanato. Alguns banheiros também dispõem alternativamente de chuveiros. O clima quente do nordeste dispensa a necessidade de chuveiros elétricos.
Iluminação
O atual sistema de iluminção do estádio do Arruda é dotado de lâmpadas de última geração, instalado em 4 torres de iluminação de 20 metros anti-ofuscantes. Depois da reforma de 2009, o Arruda passou a ter 2000 lux de potência e é hoje, junto ao Maracanã, o estádio mais bem iluminado do Brasil.
Sistema de Vigilância
O sistema de vigilância é o mesmo utilizado na Copa do Mundo de 2006, sendo que 200 câmeras fazem o monitoramento interno e externo do estádio. Algumas delas estão instaladas em pontos estratégicos onde se concentram torcedores das organizadas e nas cadeiras. Os monitores ficam sempre à disposição das autoridades para auxílio em ações de emergência.
Sistema de Transportes
O Arruda está localizado na zona norte do Recife sendo, dentre os três maiores estádios de Pernambuco, o mais bem servido com linhas de ônibus. 82 destas linhas passam em frente ao estádio, uma das quais está vinculada ao Sistema Estrutural Integrado que interliga o metrô à toda a região metropolitana do Recife.
Como chegar
O estádio do Arruda fica na Avenida Beberibe, nº. 1285. De carro: Indo pela Avenida Norte, virar na entrada da Encruzilhada. Seguindo pela esquerda, já é a Avenida Beberibe. O estádio fica em frente ao Supermercado Bompreço. O estacionamento é gratuito somente para sócios. De ônibus: as linhas mais comuns são: (721) Água Fria, (722) Campina do Barreto, (723) Cajueiro, (724) Chão de Estrelas, (726) Alto Santa Terezinha, (731) Beberibe, (742) Linha do Tiro, (743) Alto José Bonifácio, (746) Alto do Capitão e (850) Aguazinha/Joana Bezerra. Todas elas custam R$ 2,15 (anel A).
Gramado
O gramado do Arruda é um dos melhores do Brasil. Em 2009 ele foi completamente reformado pela GreenLeaf (empresa especializada do setor) que utilizou as tecnologias mais modernas adotadas em obras semelhantes no primeiro mundo. O tipo do grama utilizada no Mundão do Arruda é a bermuda, a mesma do Estádio João Havelange, Mineirão, Arena da Baixada e da Granja Comary. O sistema de irrigação é por aspersão e automatizado com equipamentos usados nos campos esportivos de primeiro mundo. O sistema de drenagem é duplo – subterrânea e superficial, de maneira a retirar o excesso de água do solo o mais rápido possível, facilitando a manutenção futura do campo e sem prejuízo para a prática do esporte sob quaisquer condições.
Pintura
A nova pintura do estádio do Arruda foi desenvolvida por uma empresa de design que tem forte tradição em marketing esportivo. A pintura dá a sensação de acolhimento e conforto, o projeto de pintura do estádio foi baseado na cobra-coral, mascote do Santa Cruz. A idéia foi desenhar escamas no espelho (parte frontal) da arquibancada que dessem a impressão que a cobra-coral estivesse abraçando o Arruda e ao mesmo tempo defendendo o clube.
Comente