Por Edu Henning
Paul McCartney no Brasil. Agora é uma realidade. Novamente uma realidade. Me lembro bem da primeira vez que Sir McCartney se apresentou em terras Brasilis. Parece que séculos se passaram. Foram duas apresentações no Maracanã, Rio de Janeiro.
O primeiro show aconteceu na sexta, dia 20, e o segundo no sábado, dia 21 de abril de 1990. Poucos lembram que o primeiro show foi, inicialmente, marcado para acontecer no dia 19 de abril, quinta feira. Mas naquela semana tivemos duas catástrofes. A primeira ficou por conta de uma ação em Brasília. O então presidente Fernando Collor tomou de assalto o dinheiro dos brasileiros quando colocou a mão nas nossas economias através do bloqueio da poupança. A segunda veio do céu e transformou o gramado do estádio num pantanal. Uma forte tempestade assolou o Rio de Janeiro, provocando que o primeiro show de Paul McCartney no Brasil fosse transferido para o dia seguinte, sexta feira. Então o ex-beatle acabou se apresentando no Maracanã por dois dias consecutivos, sexta e sábado.
Lembro bem que a gravadora EMI/Brasil tinha prometido mundos e fundos aos jornalistas quando da passagem de Paul McCartney pelo Rio de Janeiro. Naquela época as gravadoras davam exagerados shows de mordomia. Hotel, passagem aérea, ingresso vip e coquetel era, no mínimo, o que estava programado para agradar os jornalistas do Brasil inteiro. Até parece que precisavam de tudo isso para obtenção de espaço na mídia. Principalmente por se tratar do primeiro show de um ex-beatle no Brasil.
Mas, com a atitude de Collor de colocar a mão na dinheiro do brasileiro, fomos avisados que nada poderia ser viabilizado. Uma informação que pegou todos de surpresa, pois faltava menos de 10 dias para a apresentação. A maioria dos jornalistas fora dos eixo Rio-São Paulo ficaram perdidos, sem ingressos e sem credencial. Foi uma grande correria em busca da forma de participar da coletiva de imprensa, de arrumar ingresso, passagem de avião e hotel no Rio de janeiro, que estava totalmente tomado por turistas.
No final deu tudo certo. Tivemos uma ótima coletiva de imprensa com Paul McCartney em uma das salas do Maracanã. O solícito, alegre, inteligente e participativo McCartney deu um show no encontro com a imprensa nacional. Show só superado com as duas apresentações no maior estádio do mundo. Foi um fim de semana inesquecível.
Nem a chuva e nem a falta de dinheiro na poupança tiveram peso na memória do brasileiro que esteve naquela noite memorável no Estádio Mário Filho, o popular Maracanã. Para ser mais preciso nas noites de 20 e 21 de abril de 1990. Sendo que a segunda apresentação acabou entrando para história e para o Guinness, o livro dos recordes. 184 mil espectadores. Eu também estava lá.
Comente