Sir Paul McCartney comentou sobre o fato do nome de John Lennon sempre aparecer primeiro do que o dele nas músicas dos Beatles que compuseram juntos, até mesmo nas que McCartney escreveu praticamente sozinho, como Blackbird , Long and Winding Road e Yesterday, por exemplo.
Em recente entrevista ao podcast de Adam Buxton, o ex-beatle disse que o famoso crédito conhecido como Lennon-Mccartney é “injusto” e relembrou que o acordo sobre a forma de assinar os créditos aconteceu em uma reunião em um pequeno escritório no extremo oeste de Londres. Além dele, no encontro estavam Brian Epstein, empresário dos Beatles, e Lennon.
“Fui à reunião e Brian e John já estavam lá. John tinha chegado um pouco antes e eles estavam conversando sobre isso e sobre outras coisas”, relembrou o músico, e continuou: “Quando falamos dos créditos serem Lennon-McCartney, questionei: “Bem, e quanto a McCartney-Lennon?”.
Sir Paul contou que “eles aceitaram a sugestão e disseram que poderia ser feito dessa forma e que também poderia trocar às vezes”, o que para ele funcionou nos primeiros álbuns, mas depois, com passar dos anos o compromisso foi alterado.
“O que aconteceu é que, mais tarde, estávamos fazendo o The Beatles Anthology, em que juntamos todas as nossas memórias em discos, e no encarte do CD estavam creditando todas as músicas a John Lennon e Paul McCartney. Eu pensei: ‘Tudo bem, eu preferia Lennon-McCartney, pois soava bem e se tornou um tipo de marca, mas o que aconteceu foi que ao folhear o livreto, a música Yesterday, a letra dela, estava creditada como John Lennon e Paul McCartney. Essa foi uma música que eu escrevi totalmente sozinho. Na verdade, eu sou a única pessoa que a gravou no álbum, além do quarteto de cordas que estava no estúdio. Então, essa seria uma hora em que deveríamos colocar Yesterday por Paul McCartney e John Lennon”, exclamou.
Sir Paul ainda explicou que, para ele, os nomes de quem compôs a maior parte de determinada música deveria aparecer em primeiro. “Você tem uma música como Blackbird, que é totalmente minha, e ela está creditada a John Lennon e Paul McCartney”, se indignou.
As informações são do site inglês Express/Rolling Stone.