Paul McCartney

Paul McCartney anuncia seu novo álbum: McCartney III

Seguindo a tradição de lançar grandes álbuns gravados por ele próprio (compondo, cantando e tocando tudo), Paul McCartney lança o MCCARTNEY III, seu álbum pós-Covid. Algum tempo após a divulgação de um enigmático layout minimalista, composto por um dado, tudo está esclarecido: dia 11 de dezembro teremos mais uma peça na obra desse grande gênio da música.

2020 marca 50 anos desde que Paul McCartney lançou seu primeiro álbum solo autointitulado. Apresentando Paul tocando todos os instrumentos e escrevendo e gravando todas as músicas,  os encantos despretenciosos de McCartney só aumentaram em estatura e influência com o tempo. O álbum no topo das paradas significaria não apenas um renascimento criativo para Paul, mas também como um modelo para gerações de músicos indie e lo-fi, que buscam emular sua vibração caseira quente e melodias atemporais, incluindo “Maybe I’m Amazed”, “Every Night” e “The Lovely Linda”.

A década de 1970 viu Paul formar sua segunda banda, Wings, e dominar as paradas, palcos e ondas de rádio do mundo, com vários singles #1, turnês mundiais esgotadas, álbuns de vários milhões de vendas, incluindo  Band on the RunVenus e MarsWings at the Speed ​​of SoundLondon Town  e outros. Em 1980, 10 anos após o lançamento de  McCartney , Paul encerrou a década de Wings com o lançamento surpresa de seu segundo álbum solo, o McCartney II com toque eletrônico . Mais uma vez apresentando Paul sozinho,  McCartney II  viria a ser considerado um clássico, com faixas clássicas como “Coming Up”, “Temporary Secretary” e “Waterfalls”.

A década de 1980 viu Paul recomeçar, desta vez dando início a uma corrida solo sem precedentes. As quatro décadas seguintes veriam o status icônico e lendário de Paul crescer exponencialmente, com obras-primas solo, incluindo  Tug of War,  Flowers In The Dirt, Pipes of Peace, Flaming Pie, Memory Almost Full  e  NEW e grandes shows ao vivo em todo o mundo – na verdade, estabelecendo o Recorde Mundial para a maior público em um show. Em 2018, 54 anos desde que os Beatles alcançaram o primeiro lugar nas paradas de álbuns da Billboard, Egypt Station  seria mais um álbum histórico de McCartney em primeiro lugar.

Por mais difícil que seja de acreditar, só se passaram dois anos desde que Egypt Station chegou ao primeiro lugar – e foi apenas no ano passado que a turnê Freshen Up fez seu último show antes que Covid colocasse uma pausa na música ao vivo.

Paul não tinha planejado lançar um álbum em 2020, mas no isolamento, ele logo se viu desenvolvendo alguns temas musicais existentes e criando ainda mais novos. Em pouco tempo, uma coleção eclética de canções espontâneas se tornaria  McCartney III: uma obra despojada, autoproduzida e literalmente, solo, marcando a abertura de uma nova década, na tradição de McCartney dos anos 1970   e McCartney II dos anos 1980.

Gravado no início deste ano em Sussex,  McCartney III é principalmente construído a partir de tomadas ao vivo de Paul nos vocais e guitarra ou piano, dobrando seu baixo, bateria, etc. sobre essa base. O processo começou quando Paul voltou a uma faixa inédita do início dos anos 90, “When Winter Comes” (co-produzida por George Martin). Paul criou uma nova passagem para a música, dando origem à abertura do álbum, “Long Tailed Winter Bird” – enquanto “When Winter Comes”, apresentando sua nova introdução de 2020 “Winter Bird”, se tornou o grande final do novo álbum.

Falando sobre  III, Paul disse: “Eu vivia uma vida de confinamento em minha fazenda, com minha família, e ia para meu estúdio todos os dias. Eu tive que trabalhar um pouco em algumas músicas de filme e isso virou a faixa de abertura. Então, quando acabou, pensei ‘o que eu farei a seguir?’ Eu tinha algumas coisas em que trabalhei ao longo dos anos, mas às vezes o tempo acabava e ficava pela metade. Então comecei a pensar no que eu tinha. A cada dia eu começava a gravar com o instrumento no qual escrevi a música e então gradualmente colocava tudo em camadas. Foi muito divertido. Tratava-se de fazer música para você mesmo, ao invés de fazer música porque tem que fazer um trabalho. Então, eu só fiz coisas que imaginei fazer. Eu não tinha ideia de que isso iria acabar como um álbum”.

“Long Tailed Winter Bird” e “Winter Bird”/”When Winter Comes” tiveram o som capturado com alguns dos mesmos equipamentos do Rude Studio, de Paul, usado já em 1971 em sessões dos Wings. E a gama de instrumentos vintage de Paul que ele tocou no novo álbum tem marcas ainda mais históricas, incluindo o contrabaixo original do trio de Bill Black de Elvis Presley, o icônico baixo de violino Hofner de Paul e um mellotron do Abbey Road Studios usado em gravações dos Beatles.

De acordo com a fotografia de McCartney & McCartney II, por Linda McCartney, as principais fotos de  III foram fotografadas pela filha de Paul, Mary McCartney – com fotos adicionais do sobrinho de Paul, Sonny McCartney, bem como fotos que Paul tirou com seu telefone. A arte da capa e a tipografia são do célebre artista americano Ed Ruscha.

McCartney  e  McCartney II  viram Paul abrir uma nova década com reinvenção, tanto pessoal quanto musical. Assim como  o lançamento de McCartney em 1970 marcou o retorno de Paul ao básico, após a separação da maior banda da história da música, e a obra-prima de vanguarda de 1980,  McCartney II  ressuscitou das cinzas do Wings, McCartney III  encontra Paul de volta por conta própria, transformando circunstâncias inesperadas em um instantâneo pessoal de um artista atemporal em um ponto único da história.

McCartney III será lançado em 11 de dezembro pela Capitol Records em plataformas digitais, em CD e em LP fabricado pela Third Man Pressing. Configurações do vinil:

-180g padrão;

  • Edição Third Man de 3000 cópias de vinil vermelho numeradas à mão;

  • Edição ‘333’ vendida apenas na loja online da Third Man Records e limitada a 333 cópias em vinil amarelo com pontos pretos; criado usando 33 cópias de vinil reciclado de  McCartney e McCartney II;

  • Prensagem exclusiva de varejo independente dos EUA de 4.000 LPs de vinil branco numerados à mão.

Editor

José Carlos Almeida

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