Paul McCartney está indignado com a mais recente decisão da agência espacial americana (NASA) de voltar a utilizar animais como cobaias, noticiou o jornal E!online. Há 30 anos que a NASA não utilizava primatas nos seus ensaios, pelo que o retomar de testes de irradiação com animais na Estação Espacial Internacional tem provocado fortes protestos por parte de associações de defesa dos direitos dos animais de todo o mundo.
A decisão, tomada em Abril, provocou mesmo a demissão de April Evans, engenheira aeroespacial, que numa carta enviada à administração escreveu que “depois de muita ponderação”, decidiu resignar ao cargo por “não aceitar os argumentos científicos para a utilização de primatas nos testes de radiobiologia”.
Paul McCartney escreveu uma carta a Charles Bolden, um dos administradores da NASA, manifestando o seu mais profundo repúdio pela utilização de animais como cobaias. “Acredito que a NASA tenha plena capacidade de estudar os impactes das viagens espaciais sobre a saúde e bem-estar dos astronautas sem ter que recorrer a testes com animais”, escreveu o músico.
Na mesma carta, McCartney acrescentou: “Seria muito decepcionante se na nossa ânsia em descobrir novos horizontes e aprender mais sobre o universo em que vivemos começássemos a regredir na forma como tratamos os animais. Apelo, por isso, a que cancelem as experiências”. A própria Agência Espacial Europeia contesta este tipo de métodos, declarando “não ter qualquer interesse a utilização de primatas, uma vez que os resultados não terão qualquer utilidade”.
Fonte: Jornal de Notícias
Comente