The Beatles

Paul McCartney escolheu um número qualquer para compor “When I’m Sixty Four”

Quando Paul McCartney tinha 24 anos, os Beatles lançaram Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, álbum que inclui sua faixa “When I’m Sixty-Four”. Durante uma entrevista, Paul McCartney revelou por que usou o número “64” na música. Além disso, ele discutiu como mudaria a faixa se a escrevesse em um estágio posterior de sua vida.

2006 foi um ano interessante para Paul. Foi quando ele completou 64 anos – uma idade especialmente notável, desde que ele escreveu “When I’m Sixty-Four” muitos anos antes. Além disso, ele recebeu sua 64ª indicação ao Grammy.

O que teria sido diferente sobre “When I’m Sixty-Four” dos Beatles se Paul McCartney o tivesse escrito em outra época de sua vida?

Na entrevista ao Los Angeles Times, Paul disse “Era realmente um número qualquer quando escrevi “When I’m Sixty-Four”. Eu provavelmente deveria ter chamado de “Quando eu tiver 65″, que é a idade de aposentadoria na Inglaterra. E a rima teria sido fácil: ‘alguma coisa, alguma coisa, quando eu tiver 65 anos’. Mas parecia muito previsível. Parecia melhor dizer 64”.

Paul contou uma anedota sobre alguém alterando o número na música. “Conheci alguém que toca piano em uma casa de idosos e ele disse: ‘Espero que não se importe, mas toco algumas de suas músicas, e a mais popular é When I’m Sixty-Four. Mas tenho que mudar o título para Quando Eu Tiver 84, porque 64 parece jovem para essas pessoas'”, disse. McCartney concordou com o pianista: “Se eu fosse escrever agora, provavelmente a chamaria ‘Quando eu tiver 94’”.

Isso levanta uma questão interessante: como o público respondeu a “When I’m Sixty-Four”? A faixa não foi lançada como single, então não chegou às paradas da Billboard Hot 100. No entanto, o álbum pai da música, Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band, alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 e permaneceu na parada por 233 semanas. Além disso, o título “When I’m Sixty-Four” foi usado para um filme romântico da BBC com o mesmo nome.

A faixa desempenhou um papel interessante na vida de John Lennon também. No livro Lennon Remembers, Jann S. Wenner pergunta a John se ele sabia o que poderia estar fazendo aos 64 anos. John disse que não tinha planos, mas esperava que ele e Yoko Ono estivessem morando na costa irlandesa ou em algum lugar semelhante.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010