Paul McCartney

Paul McCartney faz show histórico em BH

A noite de 4 de maio de 2013 marcou a cidade de Belo Horizonte com a inédita apresentação de Paul McCartney. O ex-beatle escolheu a capital mineira para iniciar sua nova turnê e emocionou os 53 mil presentes no estádio Mineirão.

O ídolo de 70 anos chegou ao local do show às 16h15 e foi ovacionado pelos fãs. A apresentação começou às 21h25. Durante três horas, Paul esbanjou simpatia, vigor e um repertório impecável e cheio de novidades. A estrutura também foi alterada com um palco separado a frente do normal que elevou o músico durante duas canções, facilitando a visão de quem estava no fundo da plateia. Imagens inéditas no telão e novos jogos de luzes completaram o espetáculo.

A escolha das 36 músicas apresentadas foi perfeita. O público curtiu desde os clássicos definitivos da carreira de Paul à novidades quase inimagináveis. Sucessos, “lados B” e canções inéditas em shows se alternaram durante o espetáculo. Ou seja, o show agradou tanto àqueles que presenciavam um show de McCartney pela primeira vez quanto os que estiveram em suas passagens anteriores pelo país. Este é o quarto ano consecutivo que Paul McCartney se apresenta no Brasil. Goiânia e Fortaleza são as próximas nos dias 6 e 9 de maio, respectivamente.

As novidades do setlist

A abertura do show foi com “Eight Days A Week”, faixa dos Beatles nunca antes tocada ao vivo pela banda ou por um de seus integrantes. Outras quatro músicas integram as que McCartney jamais havia apresentado em shows: “Your Mother Should Know” foi tocada no piano lisérgico com trechos do clipe original dos Beatles no telão. “All Together Now”, do filme “Yellow Submarine”, foi outra novidade para agitar o público. A maior das surpresas talvez tenha sido “Being For The Benefit of Mr. Kite!”, faixa do álbum “Sgt Pepper’s” composta e cantada originalmente por John Lennon. Na reta final do concerto, Sir Macca e sua competente banda tocaram uma versão de “Lovely Rita”, outra canção de 1967 esperada por muitos fãs.

Paul também resolveu resgatar músicas que não tocava ao vivo há tempos. “Listen What The Man Said” e “Hi Hi Hi” faziam parte do repertório de sua banda Wings na década de 70. “Another Day”, foi o primeiro sucesso solo de McCartney, lançada em 1971. Paul voltou a incluí-la em seus shows após 20 anos e, desta vez, tocando um violão de 12 cordas que ele jamais havia usado nos palcos. “We Can Work It Out”, dos Beatles, foi brilhantemente executada. “Hope of Deliverance”, de 1993, ganhou uma divertida versão em alguns shows do ano passado e foi mantida no repertório atual. 

Paul veio falar uai

Uma das campanhas mais fortes para trazer Paul McCartney ao Brasil foi a “Paul, Vem Falar Uai”. Iniciada no facebook por quatro jovens, o sonho tornou-se realidade. Ainda na primeira etapa do show, McCartney disse ao microfone: “Finalmente, Paul veio falar Uai”, levando o estádio ao delírio. Entre outras frases em português, o músico falou expressões tipicamente mineiras como “trem bão sô”. Essa preocupação de conhecer expressões locais já faz parte do espetáculo e torna o momento mais inesquecível,  pois os fãs sentem o ídolo mais próximo ainda.

Na parte final da apresentação, Paul chamou ao palco as quatro meninas que lançaram a campanha para levá-lo a BH. Como recompensa maior pela dedicação, as jovens abraçaram o ex-beatle e ganharam autógrafos.

Impossível não se emocionar em um show de Paul McCartney. Para milhares, é simplesmente a trilha sonora da própria vida sendo executada por um dos autores, ali na sua frente. Só podemos resumir a emoção com duas palavras. As mesmas que os fãs mostraram a Paul no Mineirão em folhas de papel A4: “THANK YOU”…

Valeu, Paul! E vem mais por aí…

Setlist do show em BH:

Eight days a week
Junior’s Farm
All my loving
Listen to what the man said
Let me roll it
Paperback writer
My valentine
1985
Long and winding road
Maybe I’m amazed
Hope of deliverance
We can work it out
Another day
And I love her
Blackbird
Here today
Your Mother should know
Lady Madonna
All together now
Mrs. Vanderbilt
Eleanor Rigby
Being For The Benefit of Mr. Kite!
Something
Ob-la-di, ob-la-da
Band on the run
Hi hi hi!
Back in the USSR
Let it be
Live and let die
Hey Jude
Day tripper
Lovely Rita
Get back
Yesterday
Helter Skelter
Golden Slumbers/ Carry That Weight/ The End


Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010