Enquanto uma matéria da revista Variety do início desta semana afirmou que os dois ex-Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr, tocariam em um disco dos Stones com lançamento previsto para o final deste ano, um representante dos Stones esclareceu que McCartney sim, toca baixo em uma nova música. Mas Starr não tem colaborado com a banda.
O disco – que ainda não foi anunciado, mas será o 31º álbum de estúdio dos Stones – contará com o baterista da banda em turnê Steve Jordan, bem como o falecido Charlie Watts, que gravou suas partes antes de sua morte em agosto de 2021. De acordo com o representante dos Stones, McCartney entrou no estúdio com os membros dos Rolling Stones Keith Richards e Mick Jagger em Los Angeles durante os estágios de mixagem do álbum para gravar uma trilha de baixo. O álbum foi produzido por Andrew Watt, que trabalhou em álbuns recentes de Iggy Pop, Ozzy Osbourne e Eddie Vedder, bem como na colaboração de Britney Spears e Elton John em 2022, Hold Me Closer.
Os Rolling Stones comentado sobre um novo álbum, o primeiro desde Blue & Lonesome de 2016, já há algum tempo: no início deste ano, Richards postou um vídeo no Instagram no qual sugeria que novas músicas estavam a caminho, e Jagger disse que a banda tinha “muitas faixas prontas” em uma entrevista de 2021 para o Los Angeles Times. Nessa entrevista, a banda disse que os bloqueios da Covid causaram atrasos no processo de gravação.
Blue & Lonesome foi produzido por Jagger, Richards e Don Was, e foi lançado com grande aclamação da crítica. Em uma crítica de quatro estrelas para o Guardian na época, Alexis Petridis disse que o álbum – um álbum de covers de blues – era “atraentemente visceral e vivo” e “soava mais cru e vibrante do que os Stones faziam em anos”.