Paul McCartney, que tinha perdido para Michael Jackson os direitos sobre as canções dos Beatles, que escreveu em co-autoria com John Lennon, está agora pronto para os recuperar.
Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, Paul McCartney, de 71 anos, ficou furioso quando o seu amigo Michael Jackson comprou os direitos sobre o catálogo da Associated Television Corporation (ATV), em 1985, que incluiam as gravavações da famosa banda de Liverpool.
O “Rei da Pop” pagou, na altura, 47,5 milhões de dólares por entre 160 a 260 clássicos dos Beatles, incluindo os famosos “Yesterday” e “Let it Be”. Uma lei sobre direitos autorais de 1976 impedia Paul McCartney de reclamar a Jackson os direitos sobre as canções durante mais de cinco anos o que, de acordo com o jornal, deixou Paul incomodado durante décadas. Para o ex-Beatle, mais do que um negócio, os direitos dos temas da banda eram uma questão pessoal e agora, vai poder finalmente recuperá-los.
Há alguns anos, Paul McCartney já tinha lamentado o fato de ter de pagar direitos a Michael Jackson sempre que queria tocar uma canção dos Beatles. “A coisa mais estranha é ter de pagar para tocar algumas das minhas canções”, disse na altura.
Com uma fortuna estimada em cerca de 680 milhões de libras, Paul McCartney vai avançar agora para a recuperação dos direitos das canções que escreveu nos anos 60 e 70. Não se sabe quanto vale hoje o catálogo dos Beatles, embora a Sony tenha pago em 2005 cerca de 95 milhões de dólares por 50% dos direitos a Michael Jackson.
Comente