Sgt Peppers: “Só Deus sabe o que seria de mim sem você, Pet Sounds”
Em 2003, a revista americana Rolling Stone entrevistou 273 músicos, criticos de música, pessoas ligadas à indústria musical, e chegou a uma lista dos maiores álbuns “de todos os tempos”. O Sgt. Pepper dos Beatles e o Pet Sounds dos Beach Boys estão ocupando primeiro e segundo lugar respectivamente. Mas quem conhece a história sabe que não haveria o álbum dos Beatles sem o álbum dos Beach Boys. E mais: a referência é bem forte!
A história conta que quando Brian Wilson ouviu o Rubber Soul, achou incrível e quis fazer algo parecido com o que os Beatles faziam, que era um álbum inteiro sem colocar nenhuma versão de outro músico. Essa foi a premissa do Pet Sounds. Enquanto não saia na América nenhum single do grupo britânico depois do Rubber Soul, a resposta para esse hiato foi dado no disco dos Beach Boys.
Em uma entrevista, Paul McCartney comentou a importância do Pet Sounds, primeiro por ter sido um álbum escrito por Brian Wilson, e revelou que comprou uma copia do disco para cada filho, pois não imagina alguém ter uma educação musical sem escutá-lo. Além disso, recentemente o mesmo McCartney, junto do serviço de streaming Spotify, criou uma playlist chamada “Paul McCartney’s Favorite”, e a música “God Only Knows”, do Pet Sounds, é a primeira.
O Produtor dos Beatles, George Martin, também afirmou que “sem Pet Sounds, Sgt. Pepper não teria acontecido. Pepper foi uma tentativa de igualar Pet Sounds”. Em algumas faixas do Sgt. Pepper é visível a influência do álbum, como “Lovely Rita” e “She’s Leaving Home”. Fica difícil ouvir uma vez o Peppers sem se remeter ao álbum do grupo americano. E se ouvir outras músicas do Paul, é possível também captar da onde veio a influencia, seja na carreira solo, no Wings ou nos velhos Besouros.
Se você curte o som dos Beatles, tire um dia para ouvir o Pet Sounds. Vai valer a pena, tanto para entender de música, quanto para se aprofundar no seu conhecimento sobre a banda. É a mesma coisa que ler Lewis Caroll ou Charles Dickens. Lennon/McCartney não seriam os mesmos sem. Mas isso fica para a próxima.
Octavio Rocha
www.saladeshow.blogspot.com.br
Comente