Para Pete Townshend, os Beatles definitivamente não tocavam rock and roll e não passavam de um “grande fenômeno pop” que criava “músicas leves com obras de arte jogadas ocasionalmente nelas”. O guitarrista do The Who já havia falado que o quarteto britânico era “extremamente ruim” quando tinha o instrumental isolado dos vocais, quando decidiu opinar detalhadamente sobre o trabalho de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.
Em entrevista à Rolling Stone EUA, Townshend foi questionado sobre o disco Tug of War, lançado por McCartney, em 1982. Em resposta, o artista fez uma pergunta retórica sobre a ligação do ex-Beatle com o rock and roll. “[Paul McCartney] já teve alguma coisa a ver com o rock? Não, ele nunca teve”, disse o músico […] Você sabe, eu poderia sentar e ter uma conversa com Paul sobre rock and roll, e nós falaríamos sobre duas coisas diferentes”, disse o músico.
Townshend ainda revelou quem eram as grandes referências do rock para ele e enfatizou que os Beatles não poderiam ser incluídos nelas. “Para mim, rock era os Rolling Stones, e, antes disso, Chuck Berry, e, antes disso, talvez algumas pessoas que viveram nos campos de Louisiana. Mas eu não posso realmente incluir os Beatles nisso. Os Beatles estavam acabados com o Herman’s Hermits. Isso não é rock and roll”.
Com informações da Rolling Stone