The Beatles

Placas de Penny Lane são vandalizadas por “antirracistas”

Uma notícia que reflete muito bem esses tempos esquisitos em que estamos vivendo: placas de indicação da rua Penny Lane foram vandalizadas por militantes da causa antirracista, que viram no nome uma referência ao mercador de escravos James Penny.

Dizem que Penny Lane recebeu o nome do comerciante de escravos do século 18 James Penny. No entanto, Laurence Westgaph, historiador de Liverpool especializado no papel da cidade na escravidão transatlântica, não encontrou nenhuma evidência conectando-o à área. Na verdade, segundo consta, a origem do nome é: Pennis (Pennies) Lane, possivelmente se referindo à vizinha Penketh Hall, aparece pela primeira vez no censo de 1841, 42 anos após a morte de James Penny. A pista aparece anteriormente nos mapas como um caminho sem nome entre Toxteth e Wavertree.

Não é a primeira vez que é registrado caso de vandalismo nas placas de Penny Lane, local imortalizado pela música dos Beatles lançada em 1967. Antes eram comuns as notícias de roubos, geralmente praticados por fãs. A rua tem sido procurada por fãs dos Beatles em turnê por Liverpool. No passado, placas de rua dizendo “Penny Lane” eram alvos constantes de roubo de turistas e precisavam ser substituídas continuamente. As autoridades da cidade desistiram e simplesmente começaram a pintar o nome da rua nas laterais de prédios e paredes. Essa prática foi interrompida em 2007, 50 anos após o lançamento da música, e mais placas de rua resistentes a roubo foram instaladas, embora algumas ainda sejam roubadas.

Assuntos:

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010