The Beatles

Prefeito de Liverpool se recusa a mudar o nome da rua Penny Lane

O prefeito de Liverpool recusou vários pedidos para mudar o nome da rua Penny Lane depois que surgiram alegações de que o mesmo está ligado a um proprietário de navio negreiro do século 18. Joe Anderson disse que não há evidências para sustentar a alegação de que a estrada do sul de Liverpool – que ficou famosa pela música de mesmo nome dos Beatles – é derivada de James Penny, um comerciante e anti-abolicionista que enriqueceu trabalhando em Merseyside.

O marco não foi incluído em uma lista de dezenas de estátuas, nomes de ruas e obras de arte que os manifestantes do Black Lives Matter exigem que devam ser retirados devido às conexões com o tráfico de escravos.

Falando aos seguidores nas redes sociais nesta semana, o prefeito trabalhista admitiu que Liverpool “não fez o suficiente para fazer mudanças” para ajudar as minorias étnicas e, depois de pedir desculpas pela inação, disse que o conselho precisava seguir fazendo mudanças.

Mas quando um usuário do Twitter desafiou Anderson a dar “o passo ousado” e mudar o nome de Penny Lane, ele respondeu dizendo que “não há evidências de que ‘Penny Lane’ tenha o nome do comerciante de escravos James Penny”. Ele acrescentou: “Estamos trabalhando com a comunidade BAME e os historiadores para analisar isso e o que devemos fazer”.

Pelo menos 72 memoriais em homenagem a figuras coloniais são alvo de destruição de ativistas em seu site ‘Topple the Racists’ e ontem forçaram a remoção do traficante de escravos do século 18 Robert Milligan do Museu de Londres, no oeste da Índia Quay, Docklands.

A mudança começou no domingo, quando os manifestantes do Black Lives Matter, em Bristol, derrubaram a estátua do comerciante de escravos Edward Colston e a lançaram no porto. Mais de 130 conselhos já anunciaram planos de revisar monumentos em suas autoridades por ‘adequação’, e o prefeito de Londres Sadiq Khan disse que conduziria sua própria revisão em estátuas e nomes de ruas na capital.

Penny Lane ficou famosa depois que os Beatles lançaram uma música com o mesmo nome e a rua se tornou um lugar onde muitos fãs visitam para homenagear a banda.

Assuntos:

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010