Um elefante conhecido como Mali, mantido em condições precárias em um cativeiro no Zoológico de Manila, nas Filipinas, é o motivo das críticas feitas por Paul McCartney.
No dia 19 de julho, o músico, com apoio do PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), escreveu uma carta ao presidente Aquino, pedindo que o elefante seja transferido para um santuário de elefantes na Tailândia.
Em entrevista via telefone, Joseph Estrada, Prefeito de Manila, a capital filipina, disse que McCartney não tem o direito de interferir na controvérsia em torno de Mali.
“Estrangeiros não serão atendidos aqui. Ele (McCartney) não deve interferir em nossos problemas locais. Qual é a sua personalidade aqui? Nós não estamos interferindo em seus assuntos locais”, disse o Prefeito.
A carta de Paul McCartney diz: “Estou escrevendo para juntar a minha voz aos muitos outros que apoiam a transferência de Mali, o elefante solitário mantido no Zoológico de Manila, para um santuário na Tailândia o mais rápido possível. Tenho grande respeito por governos que intervêm em nome dos animais, assim como o seu fez com a directiva de maio de 2012 ordenando que Mali fosse avaliado e considerado para a transferência”.
No entanto, de acordo com o PETA, as autoridades governamentais estão se negando a agilizar a transferência para o bem estar do elefante.
O grupo também afirma que o santuário na Tailândia daria a Mali espaço pra circular, rios para se banhar, vegetação fresca para comer, além da companhia de muitos outros elefantes e o cuidado de especialistas 24 horas por dia.
McCartney assistiu a um video que mostra como Mali tem sido tratado no zoológico e classicou as imagens como “de partir o coração”.
“Devem ser tomadas medidas para este elefante doente, e você tem a chave”, McCartney escreveu a Aquino. “Com o golpe de uma caneta, você pode trazer um fim ao seu sofrimento, e eu o estimulo, com todo o meu coração, a ordenar que a alegria seja dada a Mali”.
O músico encerrou a carta com uma citação de Mahatma Gandhi “que eu espero que você acredite, também: A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como seus animais são tratados”.
Mesmo com o apelo do PETA, de McCartney e de outros artistas, o Prefeito Joseph Estrada insistiu em criticar a posição do ex-beatle dizendo que Paul deveria mudar sua cidadania de britânico para filipino se quiser interferir em assuntos das Filipinas.
“Isso é mandar um sinal errado e ele está nos dando uma má imagem”, disse Estrada. “Se permitirmos sua sugestão de forçar, é como admitir que não podemos nem mesmo cuidar de um elefante. Nós (filipinos) somos competentes e capazes de cuidar de Mali”, afirmou o Prefeito.
Vale lembrar que não é a primeira vez que McCartney se desentende com as Filipinas. Em 1966, o país ficou marcado na história por sediar a pior experiência dos Beatles em turnês. Na ocasião, a banda não compareceu a um jantar oferecido pela Primeira-Dama Imelda Marcos, e os quatro rapazes de Liverpool quase foram linxados no aeroporto de Manila.
Comente