A PUC acaba de anunciar a primeira turma do curso BEATLES: HISTÓRIA, ARTE E LEGADO. Veja abaixo todas as informações retiradas diretamente do site da PUC-Rio.
Local
Período de Aulas
04/04/2012 a 27/06/2012
Quartas-feiras, das 19h às 22h.
Dias de aula: 04, 11, 18 e 25 de abril; 02, 9, 16, 23 e 30 de maio; 13, 20 e 27 de junho.
Introdução
Na década de sessenta os Beatles romperam algumas barreiras da cultura tradicional, tanto através da forma de fazer e de tocar música como de seu comportamento instigante, irreverente e, ao mesmo tempo, “friendly“. Essa postura levou os quatro Beatles, individualmente e como conjunto, à condição de ídolos de sucessivas gerações.
Em 2012, comemoram-se 50 anos deste “movimento” e a PUC-Rio, através de seu Núcleo de Estudos em Literatura e Música, reconhece a relevância do impacto desse conjunto na sociedade contemporânea e abre um espaço para reflexão sobre a memória e legado desse grupo.
Este curso sobre “A História, a arte e o legado dos Beatles”, inédito em uma instituição brasileira reconhecida pelo seu ensino e pesquisa de qualidade, abordará, através relatos de fatos e análise de distintas épocas, toda a história, a evolução artística e a influência cultural e midiática do conjunto na vida e na evolução cultural da sociedade pós-moderna.
Objetivo
Relatar a história e os fatos principais que marcaram a vida dos Beatles. Apresentar e analisar a evolução da obra artística da banda e de seus componentes e a consequente influência na música contemporânea nacional e internacional. Apresentar e discutir as diversas formas de interferência dos Beatles na sociedade contemporânea que vai desde novas expressões artísticas até a percepção da força dos negócios e marketing deste segmento cultural, passando, inevitavelmente, pelo comportamento e forma de viver das pessoas.
Público Alvo
Público em geral, apreciadores da música dos Beatles. Pesquisadores ou profissionais interessados em estudar a história da música pop na decada de 60, a criação da marca The Beatles, a cultura Beatle e suas consequências (inclusive no Brasil) – da década de 60 até os dias atuais.
Carga Horária
Este curso tem carga horária de 36 horas.
Metodologia
Aulas expositivas, palestras, apresentações visuais (filmes, vídeos, imagens) e musicais, leituras e discussão.
Programa
Módulo 1: Período Pré-Beatles (1950-1957)
Módulo 2: O Começo (1957-1962) – História da formação do grupo, as primeiras músicas e outros fatos.
Módulo 3: A 1a Fase (1962-1966) – As músicas e o sucesso, os discos e filmes. o começo da “Beatlemania”, ida e invasão dos EUA, o último concerto ao vivo
Módulo 4: A 2a Fase (1966-1969) – A fase adulta e os conflitos. As inovações, o psicodelismo, a contracultura, a presença marcante das mulheres.
Módulo 5: Caminhos Independentes (1969-1980) – As separações de fato e formal, as prioridades e os primeiros discos solos.
Módulo 6: O Mito Permanece & Trabalhos Individuais (1980-2012) – As cooperações, o retorno em “Anthology”, os trabalhos mais recentes.
Coordenação Acadêmica:
Prof. Eduardo A. Brocchi, Engenheiro Metalúrgico, PhD. Professor da PUC-Rio, Estudioso das tendências e evolução musical que teve início nos anos 60. Beatlemaníco, tendo participado em mais de 15 ocasiões (desde 1982) da Beatles Week em Liverpool. Possui mais de 1000 ítens entre discos, revistas, recortes, periódicos e livros relacionados com os Beatles.
Prof. Luiz Otávio D. Pinheiro, Engenheiro Metalúrgico. Analista de projetos da Finep. Estudou piano clássico (curso da Madalena Tagliaferro) e harmonia e composição com Antonio Adolfo. Músico – guitarrista, tecladista e baixista. Pesquisador da música dos Beatles em especial das estruturas harmônicas e arranjos. Escritor e compositor.
Prof. Julio Diniz, Doutor em Literatura Brasileira com Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha. Professor da PUC-Rio. Atual diretor do Departamento de Letras e coordenador do NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música). Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior sobre a relação entre literatura e música popular. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.
Professores:
Carlos Augusto Barbosa: Dentista, Professor da PUC-Rio. Estudioso da origem do rock, seus intérpretes originais e dos primórdios do rock no Brasil. Beatlemaníaco, tendo participado em diversas ocasiões da Beatles Week em Liverpool. Colecionador de livros e gravações raras relacionadas com o rock internacional dos anos 50 / 60.
Eduardo A. Brocchi: Engenheiro Metalúrgico, PhD. Professor da PUC-Rio, Estudioso das tendências e evolução musical que teve início nos anos 60. Beatlemaníco, tendo participado em mais de 15 ocasiões (desde 1982) da Beatles Week em Liverpool. Possui mais de 1000 ítens entre discos, revistas, recortes, periódicos e livros relacionados com os Beatles.
Frederico Oliveira Coelho: Doutor em Letras . Professor da PUC-Rio. Pesquisador associado do NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música) na PUC-Rio. Organizou, com Santuza Naves e Tatiana Bacal, o livro “MPB – Entrevistas” pela Editora UFMG, e com Sérgio Cohn pela editora Azougue o livro “Coleção Ensaios –Tropicália “(2008). É autor do livro “Eu, brasileiro, confesso minha culpa, meu pecado – Cultura marginal no Brasil nos anos 1960-1970”, publicado pela Civilização Brasileira em 2010.
Gustavo Chataignier Gadelha: Graduado em Comunicação. Doutor em Filosofia (Université de Paris VIII). Professor da PUC-Rio. Estudioso das questões ligadas à arte e à teoria crítica. Assistente da assessoria de comunicação da PUC-Rio. Guitarrista, poeta e beatlemaníaco.
Julio Diniz: Doutor em Literatura Brasileira com Pós-Doutorado na Universidad de Salamanca, Espanha. Professor da PUC-Rio. Atual diretor do Departamento de Letras e coordenador do NELIM (Núcleo de Estudos em Literatura e Música). Publicou inúmeros artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior sobre a relação entre literatura e música popular. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.
Luiz Otávio D. Pinheiro: Engenheiro Metalúrgico. Analista de projetos da Finep. Estudou piano clássico (curso da Madalena Tagliaferro) e harmonia e composição com Antonio Adolfo. Músico – guitarrista, tecladista e baixista. Pesquisador da música dos Beatles em especial das estruturas harmônicas e arranjos. Escritor e compositor.
Rafael Rusak: Graduado em Comunicação (Propaganda e Jornalismo), Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Editor deTelevisão do Portal PUC-Rio Digital. Colecionador de itens associados aos Beatles com foco em LPs, nas diferentes capas e mixagens próprias, e conteúdo audiovisual.
Matrícula
Até 26/03/2012
A matrícula poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.
O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmente encaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por email [email protected] ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato conosco. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.
Investimento
Para matrículas realizadas até 19/03/2012, desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 4 parcelas de R$ 465,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Desconto de 5% para os alunos que realizarem o pagamento do valor integral do curso à vista. Desconto não cumulativo.
Certificado
O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
Observações
Vagas limitadas.
A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.
Comente