The Beatles

Quem é Quem na capa do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Considerado o álbum mais importante da história, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967) também possui uma das capas mais enigmáticas de todos os tempos, em que, ao lado dos Beatles, é exibida uma montagem com dezenas de personalidades do mundo são retratadas em formatos e cores diversas. Você certamente conhece várias dessas pessoas. E para que passe a conhecer TODAS, aqui vai o “quem é quem” de todas aquelas personalidades imortalizadas na icônica imagem.

01 – Swami Sriyukteswar Giri: guru e astrólogo indiano. Famoso por vivenciar na prática, anteriormente, os ensinamentos que passou aos discípulos.

02 – Aleister Crowley: o ocultista mais influente de todos os tempos. Crowley criou a Thelema, filosofia libertária com o lema: “Faze o que tu queres há de ser toda a Lei”.

03 – Mae West: atriz e sex symbol do cinema americano nos anos 1930. Poucos anos antes de aparecer na capa de Sgt. Pepper’s, gravou dois álbuns de rock’n’roll.

04 – Lenny Bruce: comediante americano. Foi preso e condenado na década de 1960 por abordar temas supostamente obscenos durante suas apresentações.

05 – Karlheinz Stockhausen: compositor erudito alemão, frequentemente classificado como um dos mais importantes e controversos do século XX.

06 – W.C. Fields: ator e humorista norte-americano, muito popular no rádio e no cinema nos anos 1930. Dono de um humor ácido, sarcástico e irônico.

07 – Carl Jung: psiquiatra suiço fundador da psicologia analítica. Foi discípulo e depois dissidente de Freud, e assinou conceitos importantíssimos para o estudo da mente humana, como “inconsciente coletivo” e “arquétipos”.

08 – Edgar Allan Poe: escritor e poeta norte-americano, e um dos mais importantes autores de mistério e suspense da história.

09 – Fred Astaire: ator e dançarino. Revolucionou os musicais da Broadway, e depois expandiu seu legado no cinema.

10 – Richard Merkin: artista plástico e ilustrador norte-americano, fascinado pelas décadas de 1920 e 1930. Entrou na capa pela amizade com Peter Blake.

11 – The Vargas Girl: pin-up desenhada pelo ilustrador Alberto Vargas, o maior e mais influente desenhista de do estilo do século XX.

12 – Huntz Hall: ator nova-iorquino de rádio, televisão e cinema, famoso nas décadas de 1940 e 1950.

13 – Simon Rodia: imigrante italiano que viveu em Los Angeles. Operário de construção civil, Rodia construiu as Watts Towers, que se tornaram um dos maiores cartôes-postais da cidade.

14 – Bob Dylan: cantor e compositor norte-americano. Frequentemente listada como uma dos mais influentes da história da música popular, a obra de Dylan é considerada por muitos tão importante quanto a dos Beatles, especialmente pelas letras rebuscadas.

15 – Aubrey Beardsley: artista plástico inglês, morreu de tuberculose aos 25 anos. Ganhou notoriedade pelas ilustrações com traços quase eróticos, sempre em preto e branco, de personagens bizarros e grotescos.

16 – Robert Peel: foi primeiro-ministro da Inglaterra por duas oportunidades, no século XIX, e um dos fundadores do Partido Conservador inglês.

17 – Aldous Huxley: escritor e ensaísta inglês. Huxley escreveu Admirável Mundo Novo, romance ícone da ficção científica e das distopias polÌticas, considerado um dos mais influentes do século XX.

18 – Dylan Thomas: poeta modernista, escritor e roteirista galês. Boêmio, morreu aos 39 anos, mas tornou-se uma lenda da literatura inglesa.

19 – Terry Southern: escritor, roteirista e palestrante norte-americano, usou seu afiado humor satírico em filmes como Dr. Fantástico (1964) e A Mesa do Diabo (1965).

20 – Dion: cantor e compositor norte-americano, popular nos Estados Unidos antes da Invasão Britânica na década de 1960. Segue em atividade até hoje.

21 – Tony Curtis: ator de cinema norte-americano, popular nas décadas de 1950 e 1960. Versátil e eclético, ganhou reconhecimento por boas atuações em dramas, comédias e thrillers.

22 – Wallace Berman: artista plástico nova-iorquino, integrou o movimento Beat e se tornou um dos ícones da arte americana após a Segunda Guerra Mundial.

23 – Tommy Handley: comediante britânico. Se tornou personalidade de rádio com a série It’s That Man Again, transmitida pela BBC.

24 – Marilyn Monroe: atriz e modelo. Um dos sex symbols mais marcantes da história da cultura pop, teve a vida marcada por escândalos e controvérsias.

25 – William S. Burroughs: escritor, poeta e ensaísta americano, integrou o pós-modernismo e o movimento Beat. Boa parte de sua obra foi influenciada pelo seu convívio com o vício em heroína.

26 – Mahavatar Babaji: tratado como divindade, o mestre espiritual Mahavatar Babaji é considerado imortal, e sua existência nunca foi provada. Nunca se soube exatamente sua idade ou verdadeira história – se é que existiu.

27 – Stan Laurel: ator e comediante, Laurel ficou famoso no papel de “Magro” da dupla “O Gordo e o Magro”, com Oliver Hardy.

28 – Richard Lindner: pintor alemão naturalizado americano, caracterizado pelo amplo e intenso uso de cores e figuras inspiradas em robôs.

29 – Oliver Hardy: ator e comediante, Hardy ficou famoso no papel de “Gordo” da dupla “O Gordo e o Magro”, com Stan Laurel.

30 – Karl Marx: filósofo político e economista alemão, desenvolveu as bases teóricas para o socialismo e o comunismo.

31 – H. G. Wells: escritor inglês, é até hoje considerado um dos pioneiros da ficção científica.

32 – Paramahansa Yogananda: guru indiano que contribuiu para a popularização da yoga e da meditação no ocidente, com o livro Autobiografia de um Yogue.

33 – Stuart Stucliffe: Stucliffe foi o primeiro baixista dos Beatles, quando Paul McCartney ainda se revezava apenas entre os vocais e as guitarras. Stuart largou a banda em 1961 para estudar artes visuais, e morreu no ano seguinte, aos 21 anos, após sofrer um aneurisma.

34 – Desconhecida: imagem de cera de uma mulher, provavelmente representando uma babá.

35 – Max Miller: comediante inglês, Miller foi destaque nos cinemas e em apresentações ao vivo nas décadas de 1930 e 1940, com canções bem-humoradas escritas por ele.

36 – The Petty Girl: pin-up desenhada por George Petty, que teve o trabalho popularizado quando suas ilustrações passaram a decorar aviões americanos utilizados na Segunda Guerra Mundial.

37 – Marlon Brando: um dos atores mais populares da história do cinema holywoodiano. Na época da gravação de Sgt. Pepper’s, Brando passava por um período obscuro, e só teria a carreira revitalizada em 1972, com o lançamento de O Poderoso Chefão.

38 – Tom Mix: ator americano especializado em filmes de faroeste. Mix se tornou referência no gênero. Ele tem mais de 300 filmes no currículo em apenas 25 anos de carreira.

39 – Oscar Wilde: escritor inglês, autor do clássico O Retrato de Dorian Grey.

40 – Tyrone Power: ator estadunidense, estrela de filmes como A Marca do Zorro, O Fio da Navalha, O Cisne Negro e Mergulho no Inferno.

41 – Larry Bell: artista plástico (pintor e escultor) nascido em 1939, que mantinha um estúdio em Venice, California, onde produziu diversas peças de Arte Moderna, atualmente expostas em prestigiados museus, como o National Endowment for the Arts e o Guggenheim Foundation.

42 – Dr. Livingstone: missionário e explorador britânico que se tornou famoso por ter sido um dos primeiros europeus a terem explorado o interior da África.

43 – Johnny Weissmuller: atleta e ator norte-americano, famoso por interpretar Tarzan, o personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs.

44 – Stephen Crane: poeta e jornalista, nascido em Newark, New Jersey. Autor de livros como A Glória De Um Covarde: Um Episódio da Guerra Civil Americana e A Insígnia Vermelha da Coragem.

45 – Issy Bonn: ator judeu britânico, cantor e comediante, famoso pela sua gravação de “My Yiddishe Momme”. apareceu em filmes como I Thank You (1941) e Discoveries (1939). Morreu no dia do seu aniversário, em 1977, com 7 anos. É o dono da mão que aparece sobre a cabeça de Paul McCartney.

46 – George Bernard Shaw: dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês. Cofundador da London School of Economics, foi também o autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista. autor de obras como Um socialista insociável e Casamento Desigual.

47 – Albert Stubbins: jogador de futebol atuante no Liverpool, no Newcastle Unitede e no Ashington. Morreu em 2002 com 83 anos.

48 – H. C. Westermann: importante escultor e pintor, autor de peças de carpintaria consideradas uma revolução nas artes plásticas.

49 – Lahiri Mahasaya: foi um grande iogue indiano e o guru de Sri Yukteswar Giri. Destacou-se entre os homens indianos sagrados por ter sido um chefe de família. Lahiri viveu com sua família em Varanasi, ao invés de morar num templo ou monastério distante da vida familiar. Mesmo assim, alcançou uma reputação substancial entre os religiosos do século XIX.

50 – Lewis Carroll: autor inglês de Alice no País das Maravilhas e da continuação Alice Através do Espelho. Carroll é o maior nome do absurdo literário.

51 – Sonny Liston: pugilista ex-campeão mundial dos pesos pesados, cuja performance nos ringues assustava e surpreendia o mundo do boxe. Sonny Liston não se tornou conhecido apenas por suas lutas. O pugilista também era temido por sua ligação com a Máfia. Sua luta mais famosa é aquela em que perdeu para Muhammad Ali em 1964.

52, 53, 54 e 55 – Os Beatles em seus ternos pretos da fase anterior à psicodelia, representados em quatro estátuas de cera.

56 – Albert Einstein: considerado o maior físico do século XX, Einstein revolucionou a ciência com a Teoria da Relatividade. Na capa aparece quase todo coberto por John Lennon.

57 – Marlene Dietrich: atriz e cantora alemã, presente em filmes como O Diabo Feito Mulher (1952), A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956), Testemunha de Acusação (1957), A Marca da Maldade (1958) e  Julgamento em Nuremberg (1961).

58 – Diana Dors: a atriz foi considerada uma das mais belas do cinema inglês a partir da década de 1940, sempre comparada às tradicionais louras americanas.

59 – Shirley Temple: uma das estrelas mais importantes de Hollywood, Shirley estrelou filmes como A Pequena Princesa e A Pequena Órfã. Ao longo da carreira fez 43 longas metragens. Morreu em 2014, aos 85 anos.

60 – Bobby Breen: ator e cantor canadense da década de 1930.

61 – Thomas Edward Lawrence:  também conhecido como Lawrence da Arábia,  foi um arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico.

62 – Sigmund Freud: o neurologista austríaco “inventou” a psicanálise ao desenvolver teorias sobre o subconsciente, e hoje é comparado a nomes históricos como Platão e São Tomás de Aquino. Aparece quase totalmente coberto pela imagem da Puppy Girl, abaixo de Bob Dylan.

63 – Desconhecida: escultura em cera representando uma mulher com um chapéu listrado.

Observações: além desses personagens listados, na parte inferior, onde aparece o arranjo floral, também aparecem as imagens de 3 bonecas (uma delas com a camisa onde aparece escrito ‘Welcome The Rolling Stones’), um busto de homem não-identificado e um guru com aparência extra-terrestre.

Comentário

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

  • Eles eram ecléticos , se gostavam mesmo de Aldous Huxley , Allan Poe , H. G. Wells , Carl Jung e Oscar Wilde, cuja obra prima, O retrato de Dorian Gray lembra muito os contos de Allan Poe , como por exemplo William Wilson ou mesmo o Barril de Amontillado. Obviamente os integrantes da Banda, principalmente Lennon era um místico, meio indeciso , pois vemos isso quando mistura numa mesma capa , Aleyster Crowley e Paramahansa Yogananda , cujos ensinamentos batiam de frente com o primeiro .

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010