O músico e citarista indiano Ravi Shankar morreu na noite desta terça-feira (horário local) em San Diego, nos Estados Unidos, aos 92 anos, indicou a família em um comunicado.
Três vezes vencedor do Grammy, Shankar sofria desde o ano passado de problemas respiratórios e cardíacos, o que o levou a se submeter, na última quinta-feira, a uma cirurgia para substituir uma válvula do coração.
“Ainda que a operação tenha sido bem-sucedida, a recuperação foi muito difícil para o músico de 92 anos”, indica o comunicado.
Shankar, que é pai da cantora Norah Jones, ajudou a popularizar a música indiana no ocidente na década de 1960 com suas colaborações com os Beatles.
“Infelizmente, apesar dos esforços dos cirurgiões e dos médicos que cuidaram dele, seu corpo não foi capaz de suportar o esforço da operação. Estivemos ao seu lado quando morreu”, declararam a mulher, Sukanya Rajan, e a outra filha Anoushka Shankar Wright.
A família ainda não anunciou os planos para cerimônias póstumas e solicitou que todas as flores e doações sejam destinadas à Fundação Ravi Shankar e feitas através do site JustGive.org.
Comente