Guilherme Werneck
As cerca de seis mil pessoas que foram ao Credicard Hall assistir ao Ringo com sua All Starr band tiveram de se contentar com uma dieta um tanto desbalanceada. Se Ringo precisa de uma pequena ajuda dos amigos para tocar sua carreira solo, ele retribui a mãozinha com generosidade demais.
No primeiro show de São Paulo, o que se viu foi pouco Beatles, poucas músicas saídas dos álbuns solo de Ringo e muito espaço para os hits (ou quase) das bandas anteriores dos integrantes da All Starr, uma dose cavalar de soft rock entregue por remanescentes de bandas como Mr. Mister, The Romantics, Spooky Tooth.
A proposta poderia até funcionar, mas ao juntar tantos ‘one-hit wonders’ na mesma banda – e dar espaço para eles apresentarem mais de uma música – o show se arrastou sem entusiasmar muito a platéia que, como é de rigor em shows de lendas do rock, ia de adolescentes a vovôs do rock.
O show começou pontualmente, às 20h30, com um Ringo super bem disposto, vestido com uma camiseta dos Beatles e um paletó, mandando uma versão energética de ‘It Don’t Come Easy’, do primeiro disco solo para valer do beatle, ‘Ringo’, de 73. Na sequência, emendou o clássico “Honey Don’t”, de Carl Perkins, e foi para a bateria tocar ‘Choose Love’, música que batiza seu disco de 2005. Até aí a platéia estava animada, fazendo barulho no Credicard Hall.
Com Ringo na bateria, começou a primeira rodada do show de talentos da All-Starr band e o clima foi esfriando. O guitarrista Rick Derringer toma a frente do palco para cantar ‘Hang On Sloopy’, o tecladista Edgard Winter segue com ‘Free Ride’ e passa a bola para Wally Palmar atacar ‘Talking In Your Sleep’. O público volta a mostrar um pouco mais de animação com a primeira dos Beatles, ‘I Wanna Be Your Man’, mas logo depois o giro pelos all-starrs continua com Gary Wright cantando a balada tépida ‘Dream Weaver’ e o baixista Richard Page entoando seu sub-hit dos anos 80 ‘Kyrie’.
Com Ringo de novo nos vocais, a banda toca ‘The Other Side of Liverpool’, do disco mais recente do beatle, e levanta a platéia para valer com ‘Yellow Submarine’. É a primeira vez no show em que se vê o Credicard Hall cantando para valer. Nesse momento, Ringo deixa o palco e Edgar Winter faz, sem dúvida, o número mais constrangedor da noite. O velho roqueiro pendura seu teclado como se fosse uma guitarra e diz que foi o primeiro a tocar assim na história do rock – cá entre nós, mesmo que isso seja verdade, não pode ser considerado exatamente um motivo de orgulho. Winter ataca com Frankestein num clima de jam session, solando loucamente, naquele idioma prolixo que talvez tenha feito algum sentido na década de 70, mas que soa absolutamente caricato, para não dizer ridículo, em 2011.
Ringo volta ao palco para uma versão um pouco diferente e bem energética do single de 1972 ‘Back Off Bugaloo’. E a banda toma conta de novo do palco com ‘What I Like About You’ e ‘Rock’n’roll Hootchie Koo’. Nem ‘Boys’, a música cantada pelo baterista em ‘Please, Please Me’, é suficiente para a platéia da inércia. Na sequência, mais soft rock: ‘My Love Is Alive’ e ‘Broken Wings’.
Simpático, é hora de Ringo pedir a platéia que escolha qualquer música para ele cantar. Não por acaso, o pedido atendido é ‘Photograph’, parceria com George Harrison. E o Credcard Hall acende de novo para ver ‘Act Naturally’ e o final realmente animado com um medley de ‘With A Little Help From My Friends’ e ‘Give Peace A Chance’.
O show termina sem bis. A sensação é de que a apresentação foi uma versão estendida daquele momento obrigatório de todo show – e quase sempre chato – em que o cantor apresenta a banda e cada integrante da tudo de si no solo. Não foi das experiências mais agradáveis passar a noite assistindo ao vivo o que rádios como a Alpha FM nos proporcionam diariamente há tantos anos.
Set list
It Don’t Come Easy (Ringo)
Honey Don’t (Ringo)
Choose Love (Ringo)
Hang on Sloopy (Rick Derringer)
Free Ride (Edgar Winter)
Talking In Your Sleep (Wally Palmar)
I wanna Be Your Man (Ringo)
Dream Weaver (Gary Wright)
Kyrie (Richard Page)
The Other Side of Liverpool (Ringo)
Yellow Submarine (Ringo)
Frankenstein (Edgar Winter)
Back off boogaloo (Ringo)
What I Like About You (Wally Palmar)
Rock’n roll Hootchie Koo (Rick Derringer)
Boys (Ringo)
My Love Is Alive (Gary Wright)
Broken Wings (Richard Page)
Photograph (Ringo)
Act Naturally (Ringo)
With A Little Help From My Friends / Give Peace A Chance (Ringo)
Comente