Uma das figuras mais queridas do pop rock mundial completa 75 anos nesta terça feira (7). Richard Starkey, mais conhecido como Ringo Starr, reverenciado para sempre como o baterista da banda mais influente de todos os tempos, celebrará mais um ano de vida como um dos mais improváveis ícones da música pop.
Nascido em 7 de julho de 1940, o pequeno Ringo teve uma infância complicada, marcada por diversos problemas de saúde, que o obrigaram a passar longas temporadas hospitalizado. Após criar fama no cenário musical de Liverpool, o baterista recebeu a oportunidade que mudaria sua vida para sempre. Em 1962, substituiu Pete Best nos Beatles, banda que se preparava para gravar o primeiro disco.
A reação inicial dos fãs do quarteto de Liverpool não foi positiva: era possível ver, nos shows iniciais dele com o Fab Four, cartazes com os dizeres Pete forever, Ringo never. O fato, porém, é que Ringo ficou. E durante a mágica jornada com o grupo, ele sempre teve que contar com ajuda – e sofrer com comparações desfavoráveis – dos companheiros de banda mais talentosos, que emprestaram algumas de suas composições, como Boys, I wanna be your man, Honey don’t, Act naturally e Good night, para o baterista ter seus momentos de glória.
A ajuda dos companheiros se estendeu para a carreira solo dos integrantes, quando os Beatles já haviam se separado. Os primeiros trabalhos solo de Ringo nos anos 1970 contaram com a participação de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.
Nos dias de hoje, Ringo se apresenta com a All-Star Band, inclusive já veio ao Brasil em 3 ocasiões.
Comente