Três fitas cassete contendo gravações dos Beatles de 1966 e que se acredita terem sido capturadas no gravador pessoal de Ringo Starr serão leiloadas juntas. Essas fitas, totalizando cerca de 248 minutos de áudio, fazem parte da “The Beatles Collection”, lote que será leiloado no dia 26 de março.
Sao duas fitas cassete Philips C-90 e uma Philips C-60, duas com etiquetas manuscritas (muito provavelmente na mão de Ringo Starr) “INDIA” e “MAHARESHI” e uma terceira com um adesivo afixado contendo uma etiqueta manuscrita “MANILLA INDIA”.
Todas três contêm gravações feitas por Ringo Starr, provavelmente em um gravador pessoal, de vários eventos durante (principalmente) 1966. Todas as gravações provavelmente nunca foram publicadas antes. Ringo descreve as fitas como “um registro falado de nossa viagem à Alemanha e ao Japão”.
Nas três fitas, que contém horas de conversas francas com os Beatles, Brian Epstein e outros membros do círculo interno daquele período, uma pequena seleção de “destaques” inclui:
- Brian Epstein discutindo como evitar o pagamento de impostos/taxas de importação/exportação ao sair do Japão.
-
Numerosos interlúdios humorísticos com Ringo gravando seus pensamentos sobre as turnês – muitas vezes em uma variedade de vozes.
-
Discussões da banda sobre o set list da turnê no Japão.
-
Gravações dos shows do Budokan (segmentos de “If I Needed Someone” e “Day Tripper”) possivelmente do palco ou perto do próprio palco, mais provavelmente da banda ouvindo as gravações, enquanto ainda estava no Japão.
-
Gravações de Manila incluem pensamentos sobre o hotel “muito ruim”.
-
Extensas gravações de julho de 1966 enquanto estava na Índia, incluindo o grupo experimentando instrumentos musicais indianos.
-
Extensas gravações do Maharishi Mahesh Yogi – possivelmente gravadas depois de 1966 – em aproximadamente 38 minutos.
-
Gravações do solo de Ringo com piano tocando “Don’t Pass Me By”, uma versão inicial sem letra completa.
-
Gravações de Ringo ao piano tocando duas demos provavelmente inéditas – uma com o refrão “você viu as tulipas crescerem” e outra aparentemente uma versão de “I Bought A Picasso”.
Proveniência: adquirido pelo vendedor como parte de uma coleção de recordações dos Beatles. O proprietário original era conhecido de Ringo Starr durante a década de 1960. Acompanha CDs contendo cópias das gravações.