Músicos e Produtores

Sérgio Farias, autor do livro John Lennon Vida e Obra


Quem acompanha o Portal Beatles Brasil há alguns anos, com certeza já leu algum texto escrito pelo carioca Sérgio Farias, geralmente sobre algum aspecto da vida e obra de John Lennon. Pois bem, sua pesquisa evoluiu e se transformou nesse baita livro, intitulado justamente JOHN LENNON – VIDA E OBRA, lançado no final de outubro pela Litteris Editora. Eu uma rápida entrevista exclusiva para o nosso site, Sérgio Farias fala um pouco sobre esse espetacular lançamento. Por José Carlos Almeida

Esse livro soma-se a uma grande quantidade de biografias de John Lennon já disponível no mercado. O que ele apresenta de novo?
Acredito que fugir do sensacionalismo foi um ponto interessante, pois já li muita coisa sem fundamento, que com o passar dos anos. De tanto se repetir, acabou se transformando numa verdade absoluta. Outro ponto a favor é uma minuciosa e detalhada pesquisa sobre a vida profissional e pessoal de John, junto a toda saga dos Beatles, além da contextualização de uma era. Espero também poder desfazer alguns mitos criados em torno dos Beatles e do John, como a impressão de que eles foram mal empresariados, ou que a Yoko foi uma má influencia. Quanto a isso, pelo que pesquisei, foi justamente o contrário.

Ele é bastante volumoso, com 300 praticamente páginas de puro texto. Quanto tempo levou para reunir tanta informação?
Acumulo material sobre os Beatles desde criança, começando por material em jornais e revistas, depois adquirindo vários livros e vídeos. Como já escrevo artigos sobre a musica pop desde 1995, sempre me cobrei por nunca ter escrito sobre os Beatles, que são meus favoritos. No inicio de 2004, comecei a escrever sobre o Lennon, na forma de um artigo para o site thebeatles.com.br, mas o material foi se avolumando de uma tal maneira, que amigos me incentivaram a escrever um livro. Então conto como inicio, mesmo que sem saber que estava começando a escrever um livro, o Carnaval de 2004.

John Lennon teve a carreira solo mais curta de um ex-beatle. Mesmo assim, você considera a sua carreira a mais interessante dos 4, pós separação?
Acho muito interessante a carreira de todos. Seja o Paul, por sua imensa quantidade de sucessos, o George pelo seu pioneirismo no concerto beneficente para Bangladesh e o Ringo pelo seu conceito da All Starr Band. No caso do John, ele foi um grande entusiasta de novas ideias e filosofias. Isso aliado a sua hiperatividade entre 1968 e 1972, fez de sua carreira algo singular e muito interessante.

John Lennon morreu numa era anterior à invasão dos computadores pessoais e da Internet. Como você acha que ele lidaria com a grande rede? Será que ele teria uma atividade tão intensa quanto seus fãs?
Numa entrevista da Yoko, em 1995, ela respondeu uma pergunta semelhante, e disse que provavelmente ele seria um internauta. Eu concordo.

Fale-nos um pouco sobre a Litteris Editora. Como eles receberam a idéia de um livro sobre a vida e obra de John Lennon. Pode-se dizer que outros virão?
A Litteris  é uma editora que tem 23 anos no mercado literário, com a missão de publicar e divulgar o novo autor, Nesse tempo, já editou grandes personalidades, famosos em suas profissões, mas desconhecidos enquanto escritores.  Quando apresentei a obra à editora,  eles adoraram,  principalmente porque também são fãs. Quanto a possíveis futuros livros, eu possivelmente continue nessa linha de biografias, mas atualmente só me concentro em divulgar esse livro.

Além de John Lennon e os Beatles, que outros artistas você citaria como sendo seus favoritos?
Gosto sempre de lembrar, que adoro também todos os ex-Beatles solo. Eu amo a musica dos anos 50 a 70. Acho que após os Beatles vêm os Rolling Stones, os Monkees, Jorge Ben, Caetano Veloso, Stevie Wonder e Chico Buarque. Com certeza estou esquecendo alguém (rsrs).

Recentemente Julian Lennon voltou a reclamar sobre fato do seu papel na história dos Beatles estar sendo diminuído. Você acha que isso procede? Há mesmo intenções de “apagarem” Julian e Cynthia da história?
Se ele falou, tá dito, pois ele é o filho do cara. Apesar de eu particularmente achar que não. Quanto a Cynthia, eu me surpreendi quanto a sua importância amorosa na vida do John, até o inicio de 1965. Ela sim, eu diria que pode ter sido diminuída. Mas também tendo como rival uma personalidade forte e interessante como a Yoko, ficava difícil.

Recentemente um dente careado de John Lennon foi vendido por um valor considerável. O que você acha disso? Compraria o dente se tivesse oportunidade?
Acho que sim. Mas acredito que meu interesse maior seria uma obra de arte dele, um manuscrito, ou uma foto exclusiva.

Como fã de John Lennon, qual o seu nível de interesse? Os seus discos bastam ou você é do tipo que coleciona também os álbuns de Yoko, Julian, Sean e qualquer um com relação direta?
Tendo todos os discos dos Beatles e deles solo em diversos formatos: vinil, CD, cassete e até um cartucho. Será que alguém ainda sabe o que é isso? Tenho todos os discos da Yoko até o “Seasonof Glass”. O Julian eu tenho os três primeiros, ainda nao tenho nada do Sean, apesar do “Into The Sun” esta na minha lista. Outros relacionados tenhos vários como o disco do Elephant Memory produzido pelo John e a Yoko.

Informe-nos sobre atividades de lançamento do livro. E mais importante ainda: como ele pode ser adquirido?
O livro foi lançado no dia 14 de outubro na Saraiva do Rio Sul e agora planejamos um bate-bapo para o dia 28 de novembro na Livraria do Café, na Gavéa.  O livro pode ser adquirido nas boas livrarias e através do sites: Saraiva, Cultura e Litteris.

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010