Como entusiastas dos Beatles e de vídeos solo, estamos maravilhados com os desenvolvimentos recentes no YouTube, onde amadores qualificados estão constantemente trabalhando para melhorar a qualidade dos Beatles e material relacionado, tornando-os disponíveis para o público em geral.
O mais recente esforço que notamos é o “lançamento” do MusicLounge (fã de Paul McCartney), do filme promocional ou videoclipe “Silly Love Songs”, dos Wings, tirado de uma fita de 16 mm e transferido digitalmente em 4K.
Se você é um colecionador de filmes e vídeos dos Beatles e solo, deve se lembrar de como todos nós ficamos desapontados quando a coleção de videoclipes “McCartney Years” de Paul McCartney, de 2007, disse ter perdido vários vídeos, e o que sobrou consistia em versões widescreen falsas dos originais, com cortes que apareciam na parte superior e inferior da imagem completa.
Tendo comprado uma cópia de 16 mm do filme (por cerca de 300 €), transferido profissionalmente para digital por um laboratório de cinema e eliminado artefatos (como muitos tons de azul no canto superior esquerdo), o filme foi carregado e estreado no YouTube ontem. Como diz na descrição, “esta é a primeira vez que você verá ‘Silly Love Songs’ completamente sem cortes e eu realmente duvido que a MPL venha a fazer uma versão oficial em 4K deste vídeo”.
Resta-nos esperar que os setores jurídicos das gravadoras e do YouTube esqueçam este canal maravilhoso, não incomodem e até mesmo estimulem esses esforços, pois certamente também promovem os produtos oficiais. Acima está a nova transferência do filme promocional original de 16 mm sem cortes, abaixo está a versão oficial de Paul McCartney do mesmo vídeo.