John Lennon

Sometime in New York City vai ter lançamento especial de 50 anos

A campanha “Ultimate mixes” dos álbuns de Lennon continua em 2022 com o álbum “Sometime in New York City”, e um site foi criado para fins promocionais. Não se surpreenda se houver um livro lançado separadamente chegando também.

O álbum consiste em canções de Yoko Ono e John Lennon apoiadas pela Elephant’s Memory Band, e há um segundo disco “Live Jam” com gravações de concertos do Supergrupo Plastic Ono Band de 1969 em 15 de dezembro de 1969 no Lyceum Ballroom em Londres, Inglaterra para um concerto de caridade da UNICEF além de uma jam session no palco com John e Yoko se juntando a Frank Zappa e The Mothers of Invention em 6 de junho de 1971, no Fillmore East, Nova York.

O Supergrupo Plastic Ono Band

Precedido pelo single “Woman Is the Nigger of the World“, que causou polêmica devido ao seu título, Sometime in New York City recebeu críticas contundentes no lançamento e teve um desempenho comercial ruim. Os reviews foram especialmente críticos de seu conteúdo politicamente carregado. Zappa criticou a maneira como Lennon e Ono lidaram com as gravações da performance do Mothers, eventualmente lançando sua própria versão da performance em “Playground Psychotics” (1992). Sometime in New York City foi relançado em CD em 2005 como um único álbum, removendo várias das canções de “Live Jam”, enquanto adicionava outros singles não pertencentes ao álbum, e novamente em CD em 2010 em seu formato original de álbum duplo.

O álbum duplo foi originalmente lançado em 12 de junho de 1972 nos EUA, mas foi adiado até 15 de setembro no Reino Unido, devido a uma disputa com a Northern Songs sobre os direitos de publicação de músicas co-escritas por Lennon e Ono. Enquanto isso, lojas de discos de todo o mundo importavam o lançamento dos EUA devido à demanda dos fãs.

Embora não estejamos todos muito impressionados com as notícias deste lançamento, esperamos que seja seguido pelo filme concerto restaurado e remasterizado “Live in New York City”. Em 30 de agosto de 1972, Lennon e Ono realizaram dois concertos beneficentes para a Willowbrook State School, entidade dedicada a deficientes mentais, no Madison Square Garden, a pedido do amigo Geraldo Rivera. Os programas, conhecidos como “One to One”, foram filmados e gravados, com o programa noturno transmitido pela ABC Television, e o show matinée anterior compilado para lançamento como álbum e vídeo ao vivo de 1986, “Live in New York City”. Em 2013, o produtor Jack Douglas anunciou que estava realizando um projeto, comissionado por Yoko, para levar os shows “One to One” aos padrões modernos, incluindo o reexame das filmagens filmadas tanto da matiné quanto dos shows noturnos. trazendo uma experiência coerente de concerto de John e Yoko para a vida em som surround 5.1. As filmagens anteriormente consideradas inutilizáveis ​​para os lançamentos de videocassete/disco laser de 1985 agora foram melhoradas o suficiente por novas técnicas. Aparentemente, Douglas terminou o projeto há algum tempo, mas nenhuma data de publicação foi anunciada.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010