O genial Steve Jobs, falecido em 2011, além de ser um visionário que mudou a vida de todos nós pra melhor, também tem sua relação com os Beatles. Na verdade, esse pode ser considerado o cidadão que mais colaborou com as contas bancárias de Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison e John Lennon no mundo. Tudo isso por causa da coincidência entre os nomes das duas empresas. A essa constatação pode-se chegar quem leu no livro Many Years From Now, biografia oficial de Paul McCartney, uma declaração em que ele se mostra muitíssimo satisfeito com os acordos financeiros feitos entre as duas empresas:
“A Apple é hoje uma empresa de muito sucesso, e uma das coisas mais bem-sucedidas que fizemos foi registrar a marca. Neil e o pessoal da contabilidade registraram a marca Apple no muito inteiro, porque desconfiávamos que alguém iria surrupiá-la e lançar produtos com ela. Anos depois, quando surgiu a Apple Computers, fomos até lá e dissemos: ‘Com licença, mas a marca Apple já é nossa. Vocês não podem comercializá-la’. Eles responderam: ‘Já somos uma empresa bem grande e vamos ser uma gigante dos computadores’. Então dissemos: ‘Se é assim, vamos fazer um acordo’, e isso já nos rendeu uma bela grana, provavelmente mais do que custou a Apple Electronics.
Aí a Apple Computers começou a usar um chip de música. Voltamos lá, porque o acordo tinha uma única ressalva: só poderiam usar o nome enquanto não tivessem nada que ver com música. Eles eram a Apple computers e nós, a Apple Music. Resolvemos a coisa por outra quantia bem grande. Assim, o fato de termos registrado o nome Apple é uma das coisas que mais dinheiro nos rende”.
Os valores envolvidos são um mistério até hoje, mas pela declaração acima, nota-se que não há rivalidade nenhuma entre as duas empresas (como alguns fãs imaginam), e sim, da parte de Paul McCartney, há um grande desejo pelo sucesso ainda maior pelo conglomerado criado por Steve Jobs, já que quanto maior o sucesso de uma maçã, maior o lucro da outra. Vale lembrar que a empresa original dos Beatles foi um grande fracasso financeiro, enquanto contava com a administração pessoal dos quatro. E lembramos que a parceria continua, já que a loja virtual iTunes é a única autorizada a vender músicas dos Beatles em formato digital.
Essas duas singelas frutinhas, unidas às maçãs de Adão e de Newton, mudaram o mundo… pra melhor! Salve, Steve Jobs!
Comente