Foi inaugurado na última sexta-feira, 29, o primeiro tomógrafo humanizado da cidade, instalado no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Rio. O aparelho reproduz o Submarino Amarelo (filme e canção homônima dos Beatles) e ocupa local ambientado como um oceano, transformando a sala em um espaço lúdico para as crianças.
Com a melhor resolução de baixo contraste do mercado, o tomógrafo, que vale R$ 1.250 milhão e foi doado por um instituto, garante alta qualidade de imagem, com baixa dose de radiação. A estimativa é a de realizar 400 exames por mês.
A ambientação do espaço leva a assinatura do cenógrafo Gringo Cardia, reconhecido por seus trabalhos em espetáculos de teatro e dança, entre outros. A adequação da sala e a instalação do aparelho tiveram o custo total de R$ 390 mil. O objetivo é gerar curiosidade e expectativa por parte das crianças em torno do submarino amarelo. O interior da sala de tomografia reproduz o oceano, com sons e luzes teatralizadas e suaves que ajudam a criar a ambientação. O espaço propiciará à criança um espaço lúdico e acolhedor, que contribuirá para a redução do uso de sedativos.
Que DEUS permita que haja técnicos competentes e que mantenham-no funcionando com todo cuidado para que as crianças brasileiras QUE NÃO TEM NADA POSSAM CONSEGUIR USUFRUIR DESSE APARELHO TÃO NECESSÁRIO.