Um evento histórico aconteceu em Londres e nosso amigo Beto Neves, da banda Beatles Again e Programa Beatlemania, estava lá, e conta como foi.
Royal Albert Hall, o lendário e centenário teatro de Londres, inaugurado pela rainha Victoria em 1871, e palco do Concert for George em 2002, era o cenário perfeito para o espetáculo The Sessions- a Live re-staging of The Beatles at Abbey Road Studios. Idealizado por Stig Edgren, o produtor de grandes astros como Barry Manilow e Barbara Streisand, responsável pelo espetáculo de encerramento das Olimpiadas de Londres de 2012, o show foi idealizado como a recriação quase perfeita do estúdio 2 de Abbey Road no centro do Royal Albert Hall. Contando com a supervisão de Geoff Emerick, engenheiro de som de muitas das sessões de gravação dos Beatles, o espetáculo conta com duas bandas que se revezam entre as 60 músicas executadas, além de uma banda de apoio de cinco músicos que não aparece no palco. Há ainda uma orquestra com 22 músicos e até um corpo de ballet em algumas músicas.
O show foi dividido em dois atos de aproximadamente uma hora, com um intervalo de vinte minutos. No primeiro ato, são apresentadas musicas que compreendem os álbuns Please Please Me (curiosamente não entrou Love Me Do, a primeira gravação dos Beatles), With/Meet The Beatles, A Hard Day´s Night, Beatles For Sale, Help, Rubber Soul e Revolver. No segundo ato, entram músicas dos álbuns Sgt Pepper’s Lonely Heart Club Band, Magical Mistery Tour, The White Album e Abbey Road, terminando com o o medley de Golden Slumbers, Carry That Weight e The End. Ausencia sentida de pelo menos uma música do Let It Be, talvez induzida por Geoff Emerick, que esteve fora deste projeto, assim como George Martin. No Grand Finale, todos no palco para a esperada Hey Jude.
O espetáculo é grandioso, principalmente na parte visual, com iluminação perfeita, e projeções em alta definição em telas semitransparente que sobem e descem nos três lados do palco, e até no chão do palco, criando um visual plástico e colorido muito bonito, principalmente a partir das musicas de 1967 para frente. Quanto à parte que, para mim ao menos, mais interessava, ou seja, a possibilidade de ouvir algo mais próximo possível de uma gravação dos Beatles nos seus detalhes e timbres, restou um que de desapontamento, porque, embora com áudio perfeito, e contando com músicos experientes e vindos de bandas tributo famosas, o “time” de 16 musicos (sem contar a orquestra) mostrou-se heterogêneo, alternando interpretações muito boas, como em Within You Without You e For The Benefit of Mr. Kite, com outras que não estariam à altura de um show deste porte, como em Help e Something. Talvez por conta disto a plateia manteve-se morna nos aplausos durante quase todo o show, e nem mesmo a apoteótica Hey Jude conseguiu mais do que uma tímida participação dos presentes, no Na Na Na. Talvez por isto também chega a noticia que o tour do espetáculo pela Inglaterra e Europa , já programado, tenha sido suspenso por tempo indeterminado, segundo os organizadores, por “problemas de logística”.
SETLIST
Primeiro Ato –
The Long And Winding Road (trecho)
All You Need Is Love (trecho)
I Saw Her Standing There
Please, Please Me
She Loves You
All My Loving
Don’t Bother Me
I Wanna Hold Your Hand
A Hard Day’s Night
And I Love Her
I Should Have Known Better
Can’t Buy Me Love
No Reply
Eight Days A Week
I Feel Fine
Help
Ticket To Ride
You’re Gonna Lose That Girl
You’ve Got To Hide Your Love Away
Yesterday
Drive My Car
Nowhere Man
Norwegian Wood
We Can Work It Out
In My Life
Taxman
Eleanor Rigby
Tomorrow Never Knows
For No One
Yellow Submarine
2º Ato –
Sgt. Pepper’s Lonely Heart’s Club Band
With A Little Help From My Friends
Lucy In The Sky With Diamonds
Within You, Without You
She’s Leaving Home
Being For The Benefit Of Mr Kite
Reprise/A Day In The Life
Magical Mystery Tour
Fool On The Hill
I Am The Walrus
Penny Lane
Strawberry Fields Forever
Back In The USSR
While My Guitar Gently Weeps
Julia
Blackbird
Goodnight
Helter Skelter
Let It Be
Because
Come Together
Something
Medley – Golden Slumber/Carry That Weight/The End
Encore –
Hey Jude
Serviço
Show – The Sessions (Re-staging of The Beatles at Abbey Road)
Local – Royal Albert Road (Londres)
Classificação – Bom
Beto Neves
Comente