The Beatles

The Rutles


Nos anos 70 foi feita uma sátira das mais inteligentes da história, em cima justamente da carreira dos Beatles! Trata-se dos Rutles, produzidos e estrelados pela turma do Monty Phyton.

In the beginning

Eric Idle, criou em 1975, depois do fim do Monty Python (grupo ingles de comedia que ele fazia parte) um novo show para a BBC chamado “Rutland Weekend Television”. Neil Innes, ex-membro da banda Bonzo Dog Doo-Dah Band e colaborador frequente do Monty Python era o responsavel pela maioria das musicas utilizadas na Rutland TV. Essa serie teve 14 episodios, divididas em duas series, 12 Maio a 16 Junho de 1975 e 12 Novembro a 24 Dezembro de 1976 e um especial de Natal transmitido dia 26 de Dezembro de 1975. Nesse episodio de Natal, o convidado especial era ninguem menos que George Harrison! George entra no palco aos primeiros acordes de “My Sweet Lord”, mas na verdade acaba cantando “The Pirate Song”, que foi composta por ele e Eric especialmente para o programa.

Os Rutles apareceram pela primera vez no primeiro episodio da segunda serie da Rutland TV. Neil Innes havia composto “I Must Be In Love”, que era parte de um sketch sobre pessoas “viciadas em amor”, onde Neil saia do hospital, de camisola, cantarolando e perambulando pelas ruas. De repente, havia um corte para uma sequencia em preto e branco de uma banda tocando a musica – a banda era The Rutles. Os membros do Rutles nessa epoca eram Dirk McQuickly (Eric Idle), Stig O’Hara (John Halsey), Ron Nasty (Neil Innes) and Kevin (David Batley, baterista ingles). Kevin seria mais tarde substituido por Barrington Womble, que era mais conhecido como Barry Worn (tambem interpretado por David Batley). Para as filmagens de All You Need Is Cash, Rikki Fataar (que tocou em albuns dos Beach Boys) era Stig; Ollie Hallsal, tambem musico, era Leppo e dublou Eric Idle nas musicas (Eric estava hospitalizado na epoca das sessoes de gravacao). As musicas foram todas compostas por Neil.

The Rutles invadem os EUA!

Em 1976, Eric foi o convidado especial do programa Saturday Night Live. Na epoca, o produtor Lorne Michaels havia feito uma “oferta” aos Beatles, para que se reunissem por US$ 3000, para tocar “apenas 3 musicas” no programa, o que acabou nunca acontecendo, mas foi a deixa perfeita para os Eric mostrar o clip de “I Must Be In Love” para o publico americano. O sucesso foi enorme, e Eric foi convidado a voltar ao programa no ano seguinte, dessa vez levando Neil com ele. O sketch era uma maratona de artistas a fim arrecadar fundos para a Inglaterra na campanha “Save Great Britain”, e um dos artistas participantes o ex-Rutle Ron Nasty, que morava em New York, e tocou, em um piano branco o famoso sucesso “Cheese and Onions”. A repercussao foi enorme! Eric ja tinha a ideia de fazer um documentario sobre a historia dos Rutles, e Lorne se ofereceu para produzir o filme usando o contrato que tinha com a rede americana NBC. Nascia ai “All You Need Is Cash”. Alem do filme e album com a trilha sonora, toda uma estrategia de marketing foi montada por Derek Taylor, que era promotor dos Beatles e nessa epoca era vice-presidente nos Estados Unidos da gravadora Arista Records, incluindo cartoes postais, pins, compactos promocionais e festas para os executivos de estacoes de radio e TV. “The Rutles are coming” era o tema principal.

All You Need is cash estreou nos EUA em 22 de Marco de 1978 e na Inglaterra em 27 de Marco de 1978. A versao em video foi lancada em 1983. Neil Innes lancou alguns outros albuns sob o nome Rutles e New Rutles, incluindo uma coletanea, batizada de “Archaeology”, que foi lancada na Beatlefest de Los Angeles, em 1996.

Participacoes especial no filme incluem George Harrison (reporter), Mick Jagger, Bianca Jagger (Martini, esposa de Dirk), Paul Simon, Roger McGough, Ron Wood, Michael Palin (Eric Manchester), John Belushi, Dan Ackroyd, Gilda Radner, Bill Murray. Neil conta em entrevistas que conheceu os Beatles atraves de Mike McCartney, que indicou a banda de Neil para fazer uma ponta em Magical Mystery Tour e que ja’ estava trabalhando nessa epoca com alguns membros do que seria o Monty Python. George havia financiado um filme do Monty Phyton, A Vida de Brian, e quando foi convidado a participar de All You Need is Cash, aceitou imediatamente. O diretor do filme, Gary Weiss diz: “George Harrison estava envolvido desde o comeco. Ele estava sempre nos sets de filmagem, ate’ quando nao tinha nada o que filmar no dia. Nos estavamos sentados na cozinha da casa de Eric um dia, planejando uma sequencia que realmente debochava do mito e George olhou para nos e disse ‘Mas nos eramos os Beatles, voce sabe!’ e depois balancando a cabeca disse ‘ah, deixa pra’ la’. Eu acho que ele era o unico Beatle que percebeu a ironia daquela epoca maluca. A coisa mais surreal que eu lembro era quand estavamos fazendo a cena no edificio da Apple, George era o reporter entrevistando Neil. Um garoto chegou perto dele e perguntou ‘Esse ai’ que voce esta entrevistando e’ o John Lennon???’. Ele nao tinha a menor ideia com quem estava falando.” George tambem serviu de “consultor tecnico”, indicando as locacoes onde os Beatles fizeram seus videos e conseguindo autorizacoes para uso de imagens reais do arquivo de Neil Aspinal na epoca da Beatlemania.

A Historia

Em 21 de Janeiro de 1959, a historia dos Rutles comecou quando Ron Nasty e Dirk McQuickly se conheram em Egg Lane, Liverpool. Ron pediu a ajuda de Dirk para ficar de pe’. Dirk, que nao estava tao bebado quanto Ron, o ajudou e ai nascia a lenda – uma lenda que duraria por toda a hora do almoco. Logo Stig O’Hara, um guitarrista sem um corte de cabelo definido, se juntou ao grupo. Levaria ainda mais dois anos antes que o baterista definitivo fosse encontrado, Barrington Womble, escondido na van. Quando o encontraram, foi convencido a mudar o nome para poupar tempo e o corte de cabelo para economizar gel. Ele se tornou simplesmente Barry Worn.

Eles conseguiram o seu primeiro empresario, Arthur Scouse, como parte de uma aposta (que eles perderam). Ele ficou tao impressionado com a musica que mandou a banda para Hamburgo imediatamente. Achando que Hamburgo era perto de Liverpool, eles aceitaram. Naquela epoca havia um quinto Rutle, Leppo, que sempre tocava no fundo do palco. Ele nao sabia tocar nada, mas sabia como se divertir. Para cinco garotos famintos existem lugares piores que uma prisao e o Rat Keller era um desses lugares. Por mais de um ano, noite apos noite, eles tocaram no Rat Keller ate’ que finalmente fugiram e voltaram a Liverpool. No meio da correria, perderam Leppo. Ele havia se escondido no porta-malas de um carro com uma fraulein e nunca mais foi visto. A sua influencia nos Ruttles foi tao incomensuravel que ninguem nunca se importou em medir.

Ja’ em Liverpool, os Rutles persuadiram o dono do Cavern Club a deixa-los tocar segurando a cabeca dele embaixo d’agua ate’ que ele concordasse. Em Outubro de 1961, Leggy Mounthatten, um farmaceutico de Bolton, foi assistir a um show deles. Leggy ficou sabendo dos Rutles por um marinheiro que ele conheceu numa danceteria. Leggy odiou os Rutles: odiou a musica, os cortes de cabelo, o barulho, mas adorou as calcas apertadissimas que eles estavam usando. Leggy mandou demos e fotos dos Rutles para executivos em Londres, e finalmente Dick Jaws deu o primeiro contrato aos Rutles. O primeiro album, Meet The Rutles, foi gravado em 20 minutos. Em 1962, a Rutlemania tomava conta da Inglaterra! Sucessos como Rut Me Do, Twist and Rut, Please Rut Me trouxeram cenas nunca vista de fanatismo.

Em 1964 os Rutles invadiram a America. Dez mil fas histericas os aguardavam no aeroporto John F. Kennedy. Infelizmente, os Rutles pousaram no aeroporto LA Guardia.

Na segunda turne nos Estados Unidos em 1965 eles fizeram um show no Che Stadium. Como medida de seguranca, os Rutles chegaram ao estadio de helicoptero um dia antes, o que permitiu que eles deixassem o estadio com toda a tranquilidade antes do publico chegar! Os fas gritavam tao alto que ninguem notou que eles nao estavam la’.

Os Rutles entao entraram na cena cinematografica, e fizeram dois filmes, A Hard Day’s Rut e Ouch! acompanhados das respectivas trilhas sonoras. Alguns anos mais tarde, Bob Dylan os apresentou a uma substancia que teria um enorme efeito na carreira dos Rutles – o cha! Eles adoraram os efeitos relaxantes do cha’, ignorando conselhos de que isso os levaria a tentar coisas mais fortes. O cha influenciou enormemente o proximo album, Sergeant Rutter’s Only Darts Club Band. Foi entao que um escandalo estourou na midia – durante uma entrevista, Dirk admitiu que nao so’ tomava cha, mas acompanhava o cha com biscoitos. Muitos artistas foram presos por possesao de cha depois dessa declaracao.

Enquanto isso Stig, influenciado por Arthur Sultan, um mistico de Surrey, comeca a usar o tabuleiro de Ouija. Sultan convidou os Rutles para um fim de semana de meditacao em Bognor, onde eles receberam as terriveis noticias sobre o empresario Leggy – cansado e solitario naquele fim de semana, Leggy tragicamente aceitou um emprego de professor na Australia. Os Rutles ficaram chocados. E chapados.

Apos a perda de Leggy, vem o primeiro fracasso da carreira dos Rutles, o filme Tragical History Tour. A estoria do filme, quatro professores de historia fazendo uma turne a pe’ pelas casas de cha inglesas, foi massacrada pelos criticos.

Em 1968, Dirk e Nasty viajaram para New York, onde anunciaram a formacao da Rutles Corporation, cujo logotipo era uma banana. Um dos unico sucessos dessa recem-formada companhia foi o desenho animado “The Yellow Submarine Sandwich”.

Enquanto isso, Stig estava tao for a da midia que em 1969 rumores de sua morte estavam em todos os jornais. Ele haveria supostamente morrido em um incendio de uma loja de colchoes d’agua e teria sido substituido por um modelo em cera do museu de Madame Tussauds. As pistas de sua morte eram varias: em primeiro lugar, ele nunca disse nada; ainda que ele fosse o “quiet Rutle” ele nao tinha dito uma palavra desde 1962. Em segundo lugar, na capa do album “Shabby Road” ele e’ o unico que nao esta usando calcas, que de acordo com um costume ancestral italiano significa morte. Em terceiro lugar, Nasty teria cantado “I buried Stig” na musica “I Am The Waitress”. Na verdade Nasty diz “e burres stigano”, que, em um Espanhol muito ruim significa “voce tem um bufalo?”. Outra pista era a capa do Sgt. Rutter, onde Stig esta’ na exata posicao de um Yeti morrendo. Stig, e’ claro, nao estava morto. Ele havia se apaixonado por Gertrude Strange. Foi amor a primeira vista. Eles foram passar a noite na casa de Stig, e ele so’ acordou um ano depois. Gertrude ja’ havia ido embora, sem deixar endereco e nem um bilhete de adeus.

Barry tambem passou um ano na cama, mas para evitar o Imposto de Renda, e quando finalmente se levantou para atender o telefone, descobriu que a Rutle Corp. estava quase pedindo falencia. Stig havia contratado Billy Kodak como seu novo empresario e Dirk entao contratou Arnold Schwarzenweisengreenenbluenbraunenburger para representar os outros tres legalmente. No meio dessa confusao toda, mais um album e filme foi lancado, Let It Rut.

Em dezembro de 1970 Dirk processou Stig e Nasty; Barry processou Dirk; Nasty processou Stig e Barry e Stig processou a si mesmo por engano. Era o fim dos Rutles.

Barry se tornou cabeleireiro e e’ dono de dois saloes de beleza. Stig foi trabalhar como comissario de bordo na Air India. Dirk e sua esposa Matini formaram uma banda punk chamada Punk Floyd. Nasty se isolou do mundo em New York, so’ voltando a aparecer em publico durante a campanha “Save Great Britain”.

Fontes: Rutles Tragic History Tour, A History of The Rutles, Words of Innerspiration.

Visite: www.rutles.org



 

Comente

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010