John Lennon

Tia Mimi (Mary Elizabeth Stanley)

“Mimi era um nome bem sofisticado, bem anos 20 e 30, bem era Jazz. Eu podia imaginar uma pessoa de nome Mimi fumando aqueles longos cigarros”
– Paul McCartney, Many Years From Now

tia mimi john lennonMary, mais conhecida como “Mimi”, era a irmã mais velha de Julia Lennon, mãe do John. Mimi deixou a casa de seus pais aos 19 anos, para tornar-se assistente de enfermagem num ambulatório de Liverpool. Com o tempo, passou a ser a enfermeira chefe que cuidava de pacientes com doenças mentais. Mais tarde mudaria sua profissão completamente, passando a ser secretária de um empresário.

No dia 15 de Setembro de 1939 Mimi casou-se com o entregador de leite George Smith, com quem ela já vinha namorando há 10 anos. Mimi e seu marido não tiveram filhos, mas se responsabilizaram em cuidar do John quando ele tinha 3 anos de idade.

Ela se lembra do momento em que viu John pela primeira vez: “O primeiro minuto em que vi John, eu fiquei mais do que feliz, eu só falava dele, quase me esquecendo da minha pobre irmã, que acabara de parir”.

John foi criado num ambiente bem confortável. A casa em que moravam era de classe média, e eles tinham gatos siameses de pedigree. Enquanto os pais dos outros Beatles pagavam aluguel, Tia Mimi e George eram os proprietários da casa onde moravam em Menlove Avenue, Liverpool, que tinha até nome: “Mendips”.

Embora Mimi fosse uma pessoa amável e gentil, ela era também bem severa. Era contra a idéia de John formar uma banda de Rock e reprovava a amizade de John com Paul e George. Mais ainda com George, pois ele era o perfeito “Teddy Boy” e tinha um sotaque liverpudliano bem forte.

tia mimi john lennon3Mimi queria que John perdesse seu sotaque Liverpudliano e aprendesse a falar com a mesma pronúncia da Rainha. “Quando eu tocava a campainha na casa do John, Tia Mimi abria a porta dos fundos e dizia: John, “seu amiguinho” está aqui. Ela era o tipo de pessoa que te desprezava com um sorriso. Ela sabia que o John se relacionava com os garotos de classe baixa, e eu secretamente sabia que ela gostava de mim” – declarou Paul mcCartney em seu livro Many years from now.

Mesmo sendo contra a idéia de John formar a banda, foi Mimi quem lhe comprou a primeira guitarra decente. Depois de John ter insistido muito por várias semanas. Mimi achava que o amor dele pela música seria coisa passageira e chegou a dizer-lhe a célebre frase: “John, tudo bem em ter uma guitarra, mas você nunca vai ganhar a vida com isso”.

Em 1965, depois dos Beatles se tornarem famosos e ricos, John comprou uma casa de £25.000 para sua tia Mimi, com vista para o Porto de Dorset, no sudeste da Inglaterra. Mimi nunca mais se mudou desta casa.

John sempre manteve contato com sua tia. Ele costumava ligar pra ela toda semana de New York. Três dias antes de ser baleado, John ligou para sua Mimi e disse que estava com saudades dela e da Inglaterra, e que planejava uma visita em breve.

Mimi morreu em casa no dia 6 de Dezembro de 1992. Dizem que o seu corpo foi enterrado no mesmo cemitério em que se encontra a sepultura de Eleanor Rigby. Segundo Cynthia Lennon, ex-esposa de John que conviveu com Mimi durante vários anos (tiveram contato até o fim da vida), suas últimas palavras foram: “Tenho medo de morrer. Fui uma mulher má”.

tia mimi john lennon2

Assuntos:

Comentário

Clique Aqui Para Comentar

Quer comentar?

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010