A partitura manuscrita original da canção “Eleanor Rigby” dos Beatles será leiloada em 11 de setembro em Warrington (noroeste da Inglaterra), anunciou nesta segunda-feira a Omega Auctions. A canção, com letra de Paul McCartney, foi lançada originalmente em 1966 como um lado B de “Yellow Submarine”. A música é a segunda do álbum Revolver.

A partitura foi escrita a mão pelo produtor George Martin, e tem as assinaturas de Martin e Paul McCartney. O objeto está avaliado em 20.000 libras (26.000 dólares, cerca de R$85 mil). No papel é possível ler anotações como a que especifica que deveria ser gravada nos estúdio número dois de Abbey Road com quatro violinos, duas violas e dois violoncelos.

Durante o leilão também serão colocados à venda o certificado de propriedade de um túmulo no cemitério de Liverpool com o nome de Eleanor Rigby, assim como uma bíblia com o nome dentro do livro.

Paul McCartney sempre afirmou que inventou o nome, mas a lápide com o nome de Eleanor Rugby está em um cemitério que Paul McCartney e John Lennon atravessavam com frequência, utilizando o local como atalho, e poderia ter inspirado o artista. “Cada um destes objetos é fantástico, único e tem importância histórica, assim vê-los vendidos ao mesmo tempo é uma coincidência incrível”, declarou Paul Fairweather, da Omega Auctions.