filhos dos beatles

Além da grande contribuição cultural que John, Paul, George e Ringo deram para a humanidade, a eles também pode ser creditado o fato de terem filhos que são seres humanos da melhor qualidade. Com a exceção de raros momentos, todos passaram suas vidas de maneira digna e honrada, bem condizente com os pais que tiveram. Alguns até seguiram os passos dos pais e se dedicam à música. São 10 filhos consanguíneos e 05 enteados (filhos de Linda, Barbara e Nancy em casamentos anteriores) que obviamente serão listados aqui também. Saiba como vivem esses herdeiros do legado e da fortuna e dos Beatles.

Por José Carlos Almeida (com pesquisa em vários sites americanos e europeus)

 

07 heatherHeather McCartney
Nasceu em 31/12/1962

Paul McCartney ganhou uma enteada quando se casou com Linda, em 1969. Após a separação do seu primeiro marido, o geólogo Joseph Melville, Linda e a filha passaram 2 anos separadas (ela foi viver com o pai), juntando-se ao casal McCartney após um acordo. Ela, inclusive, aparece em algumas cenas do filme Let It Be.

A família teve bastante preocupação com a adolescente Heather durante os anos 70 e 80, devido a problemas de depressão pelos quais a garota passou. Em 1998, quando Linda faleceu, Heather voltou a conviver com o pai, que se suicidou em 2000. Em sua vida adulta, Heather se interessou por fotografia, mas seguiu mesmo a carreira de artesã, trabalhando com esculturas de argila. Atualmente vive em uma propriedade de Paul McCartney (que ela considera seu pai) em Sussex.

 

02 Julian-LennonJulian Lennon
Nasceu em 08/04/1963

Julian nasceu no primeiro ano da Beatlemania, filho de John e Cynthia Lennon. No auge da psicodelia, em 1967, um desenho do pequeno Julian inspirou uma das músicas mais célebres compostas pelo pai, “Lucy In The Sky With Diamonds”. Após a separação dos pais, quando John saiu de casa para ficar com Yoko Ono, Julian inspirou outra música, esta de Paul McCartney (“Hey Jude”). Julian passou a viver com a mãe em diversos endereços no Reino Unido e foi o primeiro filho de um beatle a se dedicar à música, com o lançamento do seu álbum Valotte, em 1984, fazendo bastante sucesso com a música “Too Late For Goodbye”.

Julian continuou com a carreira artística, lançou outros álbuns e inclusive colaborou com um single do Aerosmith, em 2013. Após muitos anos a reclamar de um certo esquecimento e isolamento por parte do pai e da “família beatle”, finalmente após completar seus 50 anos, Julian parece ter se reconciliado com Yoko, seu irmão Sean. E tem obtido uma melhor compreensão do seu papel na história. Desde 2009, se dedica a uma instituição de caridade, a White Feather Foundation.

 

 

03 Kyoko-Chan-CoxKyoko Chan Cox
Nasceu em 08/08/1963

Ao se casar com Yoko Ono, John Lennon se tornou padrasto da pequena Kyoko, filha da japonesa com o cineasta Anthony Cox. Nos primeiros anos do casamento, porém, o convívio não foi pleno: após uma tumultuada fuga, Kyoko passou a conviver com o verdadeiro pai, sem qualquer contato com a mãe – o que só aconteceu nos anos 90, quando já era adulta e voltou a usar seu nome original (antes ela usava o nome Ruth Holman, influência de uma religião chamada ‘The Living Word Fellowship’, à qual se dedica até os dias de hoje).

Em sua homenagem, Yoko compôs a música ‘Don’t Worry Kyoko (Mummy’s Only Looking For Her Hand in the Snow)’, creditada à Plastic Ono Band, que contava também com John, Ringo, Klaus Voorman e Eric Clapton.

 

 

04 Zak-StarkeyZak Starkey
Nasceu em 13/09/1965

Primeiro filho de Ringo Starr com Maureen Cox, Zak nasceu no auge do sucesso e, tal qual o pai, também se tornou baterista – ironicamente mais por influência do seu padrinho, baterista do The Who, Keith Moon, aos 8 anos, quando este o presenteou com sua primeira bateria. O mais bacana é que, anos depois, a partir dos anos 90, Zak se tornaria o baterista do próprio The Who, ocupando o lugar que um dia fora de Moon e, mesmo atualmente, quando Pete Townshend e Roger Daldrey se reúnem, ele ainda é o convocado para as baquetas.

Paralelamente, também tocou durante anos bateria em uma das grande bandas da história, o Oasis, tendo colaborado também com Johnny Marr. Ah, também já tocou na banda do papai, a All Starr Band. Zak se casou com Sarah Menikides em 1985 e desse casamento nasceu o primeiro ‘beatle-neto’, Tatia, que hoje também é músico.

 

 

04 Jason-StarkeyJason Starkey
Nasceu em 19/08/1967

No mesmo ano do Sgt. Pepper nasceu o Segundo filho de Ringo Starr, Jason. Infelizmente, ao contrário do irmão, não seguiu uma próspera carreira de músico. Na verdade, tornou-se um adolescente bastante problemático, já tendo tido problemas na Justiça por roubo de carro (aos 20 anos). Também foi preso alguns anos depois por porte de drogas. Mas logo deixou para trás esse tipo de comportamento e inclusive fez parte de algumas bandas indie, nenhuma de muito sucesso.

Passou a trabalhar nos empreendimentos do pai em diversas funções e vive há vários anos com a estilista Flora Evans, com quem teve 3 filhos. Recentemente foi fotografado andando ao lado do pai e essa sessão de fotos foi bastante comentada em sites e jornais do mundo inteiro pelo fato dele, completamente grisalho, aparentar ser mais velho que o próprio Ringo Starr.

 

05 Franceca-GregoriniFrancesca Gregorini
Nasceu em 07/10/1968

Seis anos após se divorciar da Maureen, Ringo se casou novamente em 1981, com a atriz Barbara Bach, se tornando padrasto da pequena Francesca, filha de um casamento anterior de Barbara com um empresário italiano chamado Augusto Gregorini.

Ela cresceu entre Roma e os EUA, mudando-se depois para a Inglaterra, para viver com o novo casal. Se graduou posteriormente em cinema pela Brown University, tendo produzido e dirigido vários filmes independentes. Seu lançamento mais recente chama-se The Truth About Emanuel (2013), produção selecionada pelo Sundance Film Festival. Ganhou notoriedade na imprensa ao assumir um relacionamento com a atriz Portia de Rossi, com a qual rompeu em 2004.

 

06 Mary-McCartney-Anthony-HarveyMary McCartney
Nasceu em 28/08/1969

A primeira filha consanguínea de Paul McCartney nasceu no finalzinho dos Beatles e é aquele lindo bebê que aparece na contracapa do álbum McCartney, o primeiro solo do papai. Assim como Linda, se interessou por fotografia e vegetarianismo, sendo ela a principal responsável pela empresa criada pela mãe, a LMF (Linda McCartney Foods), um empreendimento de absoluto sucesso na produção de alimentos e lançamento de livros de receitas.

Em 2001, ao produzir o documentário Wingspan, sobre a banda Wings, a bela Mary foi a responsável pela entrevista com Paul McCartney, a qual é o fio condutor do trabalho. Ela se casou duas vezes: primeiro com Alistair Donald, pai de 02 filhos, e depois com o diretor cinematográfico Simon Aboud, com quem tem 02 filhos.

 

07 lee starkeyLee Starkey
Nasceu em 11/11/1970

Durante o rompimento com os Beatles, Ringo teve um motivo para se alegrar: nasceu sua filha Lee, com a primeira esposa Maureen, tendo ido viver com a mãe quando se divorciaram, 5 anos após. Viveu relativamente oculta da vida pública, só reaparecendo em 1989, quando co-estrelou, ao lado do pai, uma propaganda de automóveis. Mais ou menos na mesma época, se tornou sócia de uma boutique em Los Angeles, a Planet Alice, especializada em roupas estilo anos 60.

Ao fechar a empresa, se tornou estilista e maquiadora. Um anos após sua mãe morrer de leucemia, Lee foi diagnosticada com um tumor cerebral, curando-se com sessões de quimioterapia. Em 2001, o tumor voltou e, após novo tratamento, Lee novamente se curou. Passou a ser bastante vista com seus irmãos e com a ‘irmã de criação’ Stella McCartney. Ela vive há vários anos com o baixista das bandas Kasabian/Beady Eye, Jay Mehler, com quem teve trigêmeos em 2009.

 

08 Stella-McCartney-Dimitrios-KambourisStella McCartney
Nasceu em 13/09/1971

Pode-se dizer que depois de Paul e Linda, ela é a mais famosa da família, graças à sua muito bem sucedida carreira de estilista. Nasceu dois anos depois da irmã Mary e viveu toda aquele estilo de vida entre o rural e o estrelato. Começou a se interessar pelo mundo da moda ainda muito nova, mas apenas em 2001 passou a frequentar o circuito profissional, sendo atualmente proprietária de 17 lojas de roupas de alto luxo em vários lugares do mundo (inclusive no Brasil).

Entre seus trabalhos mais conhecidos está o design dos uniformes dos atletas da delegação britânica que disputou os Jogos Olímpicos de 2012 e no ano seguinte passou a ser membro da Ordem do Império Britânico, pela sua contribuição com o mundo da moda. Naquele mesmo ano, durante a cerimônia de entrada de Paul McCartney no Rock and Roll Hall of Fame, Stella se deixou fotografar com uma camiseta ousada, onde estava escrita a frase “It’s About F–king Time”, como forma de protestar pela demora da indicação. Casou-se com o editor Alasdhair Willis em 2003, com quem tem 04 filhos.

 

09 Gianni-GregoriniGianni Gregorini
Nasceu em 1972

Mais um enteado que Ringo Starr ganhou ao se casar com Barbara Bach em 1981, filho dela com Augusto Gregorini.

O pequeno Gianni foi o ‘garoto de honra’ que levou as alianças no casamento. Cresceu vivendo com seu pai na Itália, mas se mudou posteriormente para Los Angeles, onde se tornou empresário de sucesso.

 

 

10 Sean-LennonSean Lennon
Nasceu em 09/10/1975

Após pelo menos duas tentativas de ter filhos, finalmente em 1975, no dia em que John Lennon completou 35 anos, nasceu o primeiro filho do casal, Sean Ono Lennon. Inspirado nele, John compôs uma bela música, “Beautiful Boy”, do álbum Double Fantasy, de 1980 – o primeiro após vários anos inativo. Infelizmente foi assassinado pouco tempo após o seu lançamento.

Como seus pais, Sean se tornou músico: colaborou com Lenny Kravitz e fundou a banda Cibo Matto, com a qual lançou um álbum pela gravadora Grand Royal. Em seguida, passou a lançar álbuns solo, além de participar de algumas trilhas sonoras. Fez diversas parcerias com pessoas e bandas importantes do mundo pop, como sua própria mãe Yoko Ono, os Flaming Lips, The Strokes e Mark Ronson. Também lançou álbuns em parceria com sua namorada, a modelo Charlotte Kemp Muhl, sendo o trabalho mais recente o álbum Midnight Sun, de 2014.

 

 

11 James-McCartneyJames McCartney
Nasceu em 12/09/1977

Por mais absurdo que pareça, o filho de Paul e Linda não se tornou músico por influência do pai, mas ao ver o personagem Marty McFly, do filme De Volta Para o Futuro, tocar guitarra, nos anos 80. Rapidamente ganhou uma Stratocaster do pai e passou a aprender músicas de Carl Perkins. Paul abriu as portas do mundo discográfico para o filho ao convidá-lo a participar de dois álbuns (‘Flaming Pie’ e ‘Driving Rain’), tocando guitarra e bateria.

Mas apenas muitos anos depois lançou seu primeiro álbum, Me, em 2013, lançando o segundo agora em 2016, The Blackberry Train. Em 2013 foi cogitada por ele e Dhani Harrison a criação de uma banda com a participação de outros filhos dos Beatles, mas a idéia logo foi descartada.

 

 

12 Dhani-HarrisonDhani Harrison
Nasceu em 01/08/ 1978

O primeiro filho de George Harrison nasceu muito depois da ‘Era Beatles’, filho dele com Olivia Harrison, com quem George se casou um ano depois. Seu nome foi inspirado na sexta e sétima notas musicais da escala indiana e desde cedo passou a se interessar por música, tendo colaborado com o produtor Jeff Lynne no último álbum de George, Brainwashed – na verdade, foi finalizado pelos dois, já que naquele triste ano de 2001 George faleceu vítima de câncer.

Em 2002 tocou guitarra no show-tributo Concert For George, ao lado de Paul e Ringo, entre outros convidados. Em 2006 criou o grupo thenewno2, com o qual já lançou três álbum. Outra realização importante de Dhani foi ser o principal impulsionador do lançamento do game The Beatles: Rock Band, colaborando com os designers do game em todas as etapas. Casou-se com a modelo Solveig “Sola” Karadottir em 2012. O casal ainda não tem filhos.

 

 

13 Dave-M-Benett1Arlen Blakeman
Nasceu em 1992

Ao se casar com a atual esposa, Nancy Shevell, em 2001, Paul McCartney se tornou padrasto mais uma vez, dessa vez do jovem Arlen, filho de Nancy com seu primeiro marido, Bruce Blakeman. Foi ele que conduziu sua mãe até Paul na cerimônia de casamento.

Arlen passa a maior parte do tempo se dedicando aos estudos, fazendo raríssimas aparições públicas com sua mãe e seu padrasto.

 

 

15 bea mccartneyBeatrice McCartney
Nasceu em 28/10/2003

Durante o tumultuado casamento com sua segunda esposa, Heather Mills, nasceu a caçulinha da família Beatles, em 2003. Bea, como é carinhosamente chamada pelos fãs, foi a dama de honra do casamento seguinte de Paul, com Nancy Shevell, em 2011 – após o divórcio com sua mãe.

São raras as fotos dela e as poucas que já foram divulgadas ao público são ao lado do seu pai, durante alguns passeios pelas ruas de Londres.