Curiosidades

Stu Sutclife – ele morreu de quê?

Recentemente discutimos muito na lista Beatles Brasil sobre Stuart. Todos queriam saber sobre sua verdadeira “causa mortis”, e etc. O novo livro de Pauline Sutcliffe, irmã de Stu relata que John brigou com Stu em Hamburgo, em 1961, e John o chutou várias vezes na cabeça, e que Paul o carregou pra casa. Ela alega também que esse foi um fator determinante, se não o principal, na morte de Stu. Achei então, num site qualquer, um médico que estudava as possíveis causas da morte de Stu. Traduzi, e agora repasso a vocês:

O boato infundado que John era o responsável pela morte de Stu já foi comentado em vários lugares. Mas, como neurocirurgião, sempre fui curioso sobre como ele morreu, e compilei o “FAQ” a seguir, sobre as propabilidades médicas e estou enviando a quem se interessa. É um pouco longo, mas não há brincadeiras no final.

 

Os Fatos

As informações que temos são muito poucas, quando se trata dos fatos. Nesta categoria se encaixariam coisas que foram documentadas na época por médicos, ou seja as fichas médicas de Stu, recentemente recuperadas:
1. Stu visitou um médico em Hamburgo em Fevereiro de 1962, reclamando de dores de cabeça muito fortes. Os raios-X não revelaram nada.
2. Stu morreu numa ambulância, à caminho do hospital, em 10 de Abril de 1962.
3. Sua autópsia revelou hemorragia cerebral com sangramento no ventrículo direito.

 

O depoimento das testemunhas

De acordo com os depoimentos de Astrid e sua mãe, Stu tinha um estúdio no sótão da casa da mãe de Astrid, e estava deixando a casa na hora de sua morte. Astrid dis que Stu tinha terríveis dores de cabeças. Bill Harry em “The Complete Beatles Encyclopedia” conta que ela diz “as dores se tornaram cada vez mais violentas, pareciam com convulsões”. Informações sobre há quanto tempo ele tinha essas dores são poucas, mas de acordo com algumas fontes, a mãe de Stu acredita que elas começaram cerca de um ano antes da morte dele. A mãe de Astrid disse que ele caiu da escada do sótão, mas é difícil determinar se foram semanas ou dias antes de sua morte. Astrid disse que o achou inconsciente em sua cama no dia 10 de Abril de 1962 e chamou uma ambulância.

 

A briga

Existem histórias que dizem que Stu e John se envolveram numa briga, num beco de Liverpool ou Hamburgo, onde Stu foi muito chutado na cabeça. Alguns beatle-historiadores acrditam que isso é “mitologia beatle”, e não fato. A data da briga é desconhecida, mas, a não ser que tenha ocorrido no Natal de 61 (quatro meses antes de morrer), deve ter acontecido antes deles irem à Hamburgo em Março de 61 (um ano antes de morrer) já que Stu ficou em Hamburgo quando os rapazes voltaram para Liverpool. Mesmo que a briga tenha acontecido em hamburgo, tem que ter sido mais ou menos nove meses antes de sua morte, pois os Beatles deixaram Hamburgo no verão de 61, e só voltaram em 11 de Abril de 62, um dia após sua morte.

 

Diagnósticos Médicos

As possíveis causas de uma hemorragia cerebral são:
– derrame
– tumor
– trauma (por pancada)
– aneurisma
– AVM

  1. DERRAME: é muito raro aocntecer com alguém da idade de Stu, já que é uma consequência de alterosclerosis e/ou alta pressão arterial.
  2. TUMOR: pode causar sangramento, mas de qualquer maneira, um tumor grande o bastante para causar hemorragia seria óbvio no raio-x e na autópsia.

  3. Uma pancada na cabeça pode causar três tipos de sangramento: a. um SANGRAMENTO EPIDURAL: uma artéria rompida rapidamente joga sangue dentro do crânio, e o cérebro é prensado pela crescente camada de sangue. O paciente fica inconsciente logo após a ruptura da artéria, e vem a morrer cerca de 24 horas após a ruptura se não receber um tratamento adequado (leia-se cirurgia). Essa pode ser a razão da queda das escadas. De qualquer maneira, nesse caso, não haveriam dores de cabeça (apesar delas coincidirem com o fato) e o sangue não entraria no ventrículo. E como John não esteve em Hamburgo por quase um ano antes da morte de Stu, ele não poderia ter causado um sangramento desse tipo. b. um SANGRAMENTO SUBDURAL: uma veia rompida escoa sangue dentro do crânio. O paciente vai deteriorando-se lentamente num período de duas semanas (pode chegar à várias, mas raramente), com estados irregulares e confusos, então o coma. Vários motivos excluem um sangramento desse tipo, na morte de Stu:

  • é facilmente identificável na autópsia, e o sangue escorre pela superfície do cérebro, e não pelos ventrículos;

  • não há provas, e nem pistas, de que Stu foi piorando gradativamente. A morte por esse sangramento, resultaria num Stu confuso e impossibilitado de andar por vários dias antes de sua morte, dificuldade para acordar, e finalmente, coma profundo por várias horas ou dias antes de sua morte. É inacreditável que Astrid o veria deteriorar lentamente, e entrar em coma, antes de chamar uma ambulância, que é o teria que acontecer para que ele morresse à caminho do hospital, se fosse essa a causa;

  • todos os relatos sobre as fortes dores de cabeça. Qualquer dor causada por um sangramento desse tipo seria contínua, e geralmente não são assim tão severas;

Se John realmente chutou a cabeça de Stu, na tal briga que nem sabemos se é verdade, isso provavelmente aconteceu 4 meses antes da morte de Stu. Novamente isso está fora dos padrões de tempo, logo, John não foi o responsável por sua morte se Stu morreu por um sangramento subdural.

c. um SANGRAMENTO INTRACRANIAL: uma pancada muito forte pode causar um sangramento profundo no cérebro, e freqüentemente com rupturas nos ventrículos. A morte é rápida, mas o paciente pode durar até três dias num estado grave de coma profundo. Essa pode ter sido a causa apenas se a queda das escadas ocorreu momentos antes de sua morte. Nem Astrid nem sua mãe confirmam isso. Novamente John não estava presente no período necessário para ter causado esse tipo de ferimento.

  1. ANEURISMAS são pontos fracos nas artérias. São presentes desde o nascimento e vão gradativamente crescendo. Elas causam rupturas frequentemente em pacientes com mais de 30 anos de idade. Embora podem existir dores de cabeça, geralmente é uma dor instantânea e “explosiva”. A metade dos pacientes morre imediatamente. A localidade da mioria dos aneurismas causam sangramento dos ventrículos. Um aneurisma é uma das mais fortes possibilidades da causa da morte de Stu.
  • AVM, também de nascença, é uma deformação numa conecção entre uma veia e uma artéria. As veias presentes na área ficam com o sangue das artérias preso. Como as veias não suportam a pressão alta do sangue arterial, elas estouram e sangram. Eventualmente causam sangramentos menores, que por sua vez causam fortes dores de cabeça, um sangramento maior pode ocorrer e causar desmaios. O sangramento maior pode ser fatal. AVM são mais comns em adolescentes e jovens adultos (leia-se 16-25 anos). O sangramento de apenas um ventrículo é incomum num caso de AVM, mas as dores de cabeça, a idade, e a morte súbita fazem dela a mais forte possibilidade.

  • Enfim, as duas “causa mortis” que melhor se encaixam no caso de Stu são ANEURISMA e AVM, ambas natas e não relacionadas com nenhuma pancada na cabeça. Nenhuma das causas relacionadas com algum tipo de pancada se encaixa na história que ouvimos de Stu e John, devido ao tempo entre a tal briga e a data da morte. O mais importante é que John não esteve com Stu por quatro meses antes de sua morte. Nenhum tipo de trauma craniano causa hemorragia cerebral tanto tempo após o ferimento. Conseqüentemente, John não pode ter sido o responsável pela morte de Stu.

    Comentário

    Clique Aqui Para Comentar

    Quer comentar?

    Editor

    José Carlos Almeida

    +55 11 95124-4010