mercblecket

O historiador sueco Jörgen Johansson acaba de lançar uma curiosa teoria, publicada originalmente no WogBlog: a capa do LP Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, lançado pelos Beatles em 1967, teria sido inspirada nesse compacto (um EP com quatro músicas) de uma banda estudantil sueca chamada Mercblecket, lançado em 1964.

O disco contém 4 paródias de músicas dos Beatles (“I Want To Hold Your Hand”, “This Boy”, “All My Loving” and “I Saw Her Standing There”), as mesmas músicas, com letras diferentes, acompanhadas pelo grupo, composto basicamente de metais. Assim como na capa do Pepper, mostra membros da banda agrupados em torno de um bumbo de bateria, onde pode-se ler o nome da banda, todos uniformizados com aquelas jaquetas típicas das bandas marciais (vermelhas, amarelas e azuis).

A teoria ganha credibilidade quando ficamos sabendo que Paul McCartney tinha esse disco. Isso mesmo! Quando, em Julho de 1964, os Beatles pousaram em Estocolmo, foram recebidos, no aeroporto, por várias autoridades e pela banda Mercblecket tocando seu repertório de músicas dos Beatles. No vídeo abaixo, por volta dos 27 segundos, dá pra ver um dos membros da banda, Roger Wallis, entregando uma cópia do disco a Paul – que teria até, em uma entrevista, elogiado o trabalho. Nas suas palavras, “eu gostei deles, eles realmente tem a batida! É realmente grande!”.

Essa história contradiz uma teoria mais antiga, de que a capa do Sgt. Pepper teria sido inspirada em uma foto da Jim Mac’s Band (banda de Jazz do pai de Paul McCartney), que mostra igualmente os membros da banda reunidos ao redor de um bumbo, acompanhados por uma turma maior.

Quem sabe até tenha sido as duas coisas? Isso só ele, o próprio Paul McCartney, poderia confirmar.

Jim Mac’s Band (o pai de Paul destacado)