John Lennon

Yoko Ono ameaça processar refrigerante “John Lemon”

A artista Yoko Ono não gostou nem um pouco do nome do produto de uma empresa de bebidas polonesa. Ela pediu para que a Mr. Lemonade Alternative Drinks mude o nome da bebida “John Lemon”, afirmando que o produto infringe a marca registrada de seu falecido marido, John Lennon.

A empresa concordou em trocar o nome para “On Lemon” depois de receber uma carta de Yoko avisando que se continuasse infringindo a marca de Lennon, teriam que pagar até US$ 5,998 mil por dia e US$ 600 por garrafa vendida, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Advogados da Mr. Lemonade negaram a alusão ao músico para ganho financeiro, mas os advogados de Yoko contestaram, informando que a página do Facebook da John Lemon Irlanda publicou uma imagem de Lennon segurando limões com a logo da marca. “Eles abusaram e utilizaram de forma errônea do legado de John Lennon para vender bebidas”, disse Joris Van Manen, do time de advogados de Yoko.

A equipe legal da empresa notou que eles registraram a marca em 2014, dois anos antes de Yoko registrar a marca de John Lennon. Mas, como se trata de um negócio familiar – eles distribuem suas bebidas em bares e restaurantes do Reino Unido e mais 13 países na Europa – eles decidiram não se arriscar em uma longa e complicada batalha legal.

“Todos os envolvidos com o produto são startups que não poderiam competir com alguém que vale muitos, muitos milhões”, disse Karol Chamera, fundadora da Mr. Lemonade Alternative Drinks para o East London Advertiser.

A partir de novembro, a empresa não pode mais vender os produtos nomeados como “John Lemon”.

No universo da música, diversas banda já tiveram que mudar seus nomes por conta de processos judiciais (ou bom senso, dependendo do caso).

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Editor

José Carlos Almeida

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