The Beatles

A história da câmera roubada de Yoko Ono

A câmera roubada de Yoko: John e Paul no estúdio da EMI, provavelmente 21 de julho de 1969.

No verão de 1969, John e Yoko sofreram um acidente de carro na Escócia, e o médico ordenou que Yoko ficasse de cama por algum tempo. Os outros não podiam acreditar em seus próprios olhos quando, no dia 9 de julho, John e Yoko apareceram no estúdio com uma cama grande para Yoko descansar. A foto acima é de uma das sessões do álbum Abbey Road, e foi tirada do ponto de vista de Yoko.

A câmera roubada de Yoko: John e Paul no estúdio

Esta e muitas outras fotos eram de um rolo de filme na câmera de Yoko Ono, que foi roubada em 1969. Desde então, as fotos circulam entre as garotas que roubaram a câmera, e uma delas acabou vendendo as fotos para um tablóide britânico, o Daily Mirror, nos anos noventa. Depois disso, as fotos foram publicadas em diversos lugares na internet, em grupos de redes sociais e em fanzines dos Beatles. Muitas vezes, uma ou duas das fotos são publicadas em algum lugar sem a história por trás, o que leva a muitas especulações.

Outras fotos do rolo de filme mostram Yoko, Pattie Harrison e Linda McCartney na mesma cama.

Do rolo de filme roubado de Yoko: Pattie, Mal, Linda e Yoko

Nas semanas seguintes, Yoko praticamente morou naquela cama. John até pediu que um microfone fosse configurado para ela para que ele pudesse ouvi-la pelos fones de ouvido.

A câmera roubada de Yoko: John no estúdio

A câmera roubada de Yoko: Yoko na cama

A câmera roubada de Yoko: Yoko na cama no estúdio 3 da EMI

Um dia, Yoko Ono ganhou um pouco de força e pulou de sua “cama doente” para roubar um dos biscoitos de George Harrison de um pacote que ele havia colocado em seu amplificador de guitarra. Harrison deixou claro que Yoko havia cruzado a linha, para dizer o mínimo, e uma discussão começou entre ele e Lennon. Felizmente, a briga morreu muito rapidamente.

A câmera roubada de Yoko: Yoko na cama

A câmera roubada de Yoko: Paul McCartney, produtor George Martin, engenheiro Phil McDonald e John Lennon na sala de controle.

A câmera roubada de Yoko: Paul na sala de controle

Há também algumas fotos dos Beatles em uma sala de cinema no dia anterior, curtindo uma prévia de um corte inicial do filme “Let It Be”, além de fotos de um jantar após a exibição, com a presença de John e Yoko, Peter Brown , Paul e Linda, com Michael Lindsay-Hogg e sua namorada na época.

A câmera roubada de Yoko: pré-estréia de “Let It Be”.

A câmera roubada de Yoko: George e seu pai na pré-estréia de “Let It Be”.

Domingo, 20 de julho de 1969, um corte bruto do filme “Let It Be” foi exibido para os Beatles. Todos os quatro Beatles estavam presentes, John com Yoko, Paul com Linda, George com Pattie e seus pais. O diretor Michael Lindsay-Hogg lembrou que esta versão era cerca de uma hora a mais do que a versão lançada. No dia seguinte, ele foi solicitado para uma entrevista:

Você está feliz com o filme?

Michael Lindsay-Hogg: Um pouco disso.

Como assim?

Michael Lindsay-Hogg: É difícil quando suas estrelas são seus produtores. E havia quatro deles. […] Muita coisa que eu gostava foi cortada. […] Eu tive que cortar meia hora de John e Yoko, coisas muito interessantes.

Por quê?

Michael Lindsay-Hogg: Tivemos uma exibição, todos eles estavam lá, e no dia seguinte recebi uma ligação de Peter Brown para dizer que provavelmente seria uma boa ideia cortar John e Yoko. Perguntei por quê. ‘Deixe-me colocar desta forma’, disse ele, ‘recebi três ligações esta manhã para dizer que deveria sair’”.

Trecho retirado de “Luck and Circumstance: A Coming of Age in Hollywood, New York, and Points Beyond” de Michael Lindsay-Hogg

A câmera roubada de Yoko: Na pré-estréia de “Let It Be”.

A câmera roubada de Yoko: Na pré-estréia de “Let It Be”.

A câmera roubada de Yoko: Na pré-estréia de “Let It Be”.

A câmera roubada de Yoko: Na pré-estréia de “Let It Be”. Quando Yoko está nessas fotos, elas são tiradas por outra pessoa, mas com a câmera de Yoko.

A câmera roubada de Yoko: Jantar após a pré-estréia de “Let It Be”.

Enquanto os Lennons e McCartneys foram jantar, George e seu pai ficaram acordados naquela noite para assistir ao pouso lunar da Apollo 11. Como fez o seu verdadeiramente!

A câmera roubada de Yoko: John e Yoko no jantar

A câmera roubada de Yoko: Linda e Yoko no jantar.

A câmera roubada de Yoko: Yoko e Linda

Após o jantar, mais algumas fotos foram tiradas no carro na volta para casa e na cama quando chegaram em casa.

A câmera roubada de Yoko: John no Rolls Royce a caminho de casa.

A câmera roubada de Yoko: Uma selfie no Rolls Royce.

A câmera roubada de Yoko: Uma selfie de John e Yoko na cama em casa.

As duas fotos mais controversas deste rolo de filme e possivelmente as maiores recompensas para as pessoas que roubaram a câmera foram fotos de John Lennon nu. Veja como uma deles foi publicada no tablóide britânico Daily Mirror:

A câmera roubada de Yoko: Conforme publicado pelo Daily Mirror.

O jornal postou algumas das fotos que usamos neste artigo, embora algumas fossem edições cortadas dos quadros originais. Também no jornal estavam os dois nus de Lennon, embora censurados.

Assuntos:

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010