The Beatles

A série ‘Get Back’ dissipa e confirma alguns mitos dos Beatles

Por 50 anos, a narrativa fixa teve a sessão de gravação “Let it Be” dos Beatles como uma experiência miserável, com uma banda onde os membros estavam cansados ​​uns dos outros, cansados ​​do trabalho e em vias de se separar.

O documentário de quase 8 horas produzido por Peter Jackson, retirado de gravações dessas sessões, revela uma banda autoconsciente com uma conexão rara e ética de trabalho, que ainda sabia como se divertir – mas também estava em processo de ruptura.

Produzido por um Beatlemaníaco para outros Beatlemaníacos, pode ser uma experiência exaustiva para quem não está no clube. Mas o clube é muito grande. Além dos mimos que oferece aos fãs, “Get Back” é um olhar instantâneo sobre o processo criativo de uma banda ainda popular meio século depois de ter deixado de existir.

Jackson, o criador vencedor do Oscar pela série “O Senhor dos Anéis”, estava discutindo outro projeto com os Beatles quando perguntou sobre o que aconteceu com todos os outtakes do filme “Let it Be” de 1970 do diretor Michael Lindsay-Hogg.

Haviam quase 60 horas de filme tiradas de gravações feitas ao longo de três semanas, a maior parte sem ser vista, e a banda estava considerando o que fazer com isso. Jackson pegou esse material, assim como 150 horas de gravações de áudio, e passou quatro anos construindo uma história.

Ele se aproximou com medo de que fosse um trabalho árduo e deprimente. O filme de Lindsay-Hogg é visto como uma crônica do fim da banda – injustamente, na opinião de Jackson – porque foi lançado pouco depois do anúncio do rompimento. Os próprios ex-Beatles reforçaram a noção com comentários negativos sobre a experiência, onde se deram um prazo apertado para escrever e gravar um novo material na preparação de um show ao vivo, com câmeras acompanhando tudo.

“Eu apenas esperei que tudo estragasse”, disse Jackson. “Esperei que as discussões começassem. Esperei que o conflito começasse. Esperei pela sensação de que eles se odiavam. Eu esperei por todas as coisas que tinha lido nos livros, e nunca apareceu”. Há conflitos, claro. Esse lado ofuscava os momentos agradáveis ​​revelados nos outtakes, como John Lennon cantando “Two of Us” como um imitador de Bob Dylan, ou ele e Paul McCartney desafiando um ao outro para uma performance sem mover os lábios. Jackson restaura o equilíbrio.

“A conexão era incrível”, lembrou o baterista Ringo Starr em uma entrevista recente à Zoom. “Sou filho único, mas  tive três irmãos. E cuidávamos um do outro. Cuidamos um do outro. Tivemos algumas brigas um com o outro – é o que as pessoas fazem. Mas, musicalmente, cada vez que contávamos “um, dois, três, quatro”, passávamos a fazer o melhor que podíamos”.

Jackson segue as sessões dia a dia, desde o início em um cenário de filme cavernoso, que foi eventualmente abandonado em favor de seu familiar estúdio de gravação de Londres, até a breve apresentação no telhado que foi a última vez que os Beatles tocaram em público. O cineasta é sensível à ideia de que foi chamado para “higienizar” as sessões, apontando que “Get Back” retrata George Harrison deixando a banda por um breve período, um evento que Lindsay-Hogg não teve permissão de mostrar.

Esse momento se desenrolou depois de uma manhã em que Harrison observou, em silêncio, enquanto Lennon e McCartney exibiam sua forte conexão criativa trabalhando em “Two of Us” como se os outros não estivessem lá. Quando chegou a hora do almoço, Harrison tinha algo mais permanente em mente: “Estou deixando a banda agora”, diz ele, quase com naturalidade, antes de sair.

Depois de alguns dias e algumas reuniões da banda, Harrison foi persuadido a retornar. Na manhã em que ele o faz, o filme mostra ele e Lennon lendo uma falsa reportagem de jornal que eles tiveram que brigar e se enfrentaram em posições de boxe para zombar disso. Ao longo do caminho, o projeto de Jackson dissipa e reforça peças da sabedoria convencional que se solidificou ao longo dos anos.

Mito nº 1: McCartney era um maníaco por controle

Veredicto: Parcialmente verdadeiro. O filme mostra Harrison visivelmente irritado com McCartney, dando a ele e a outros membros da banda instruções sobre como tocar e persuadindo-os a decidir sobre um show ao vivo. A banda estava um tanto sem rumo desde a morte do empresário Brian Epstein em 1967. McCartney assumiu o papel de “papai” e não se sente totalmente confortável com isso.

“Estou com medo de ser o chefe, e já faz alguns anos”, diz ele. “Eu não recebo nenhum apoio.”

Mito nº 2: Yoko Ono acabou com os Beatles.

Veredicto: Não é verdade. Ela está presente em praticamente todas as sessões de gravação, mas principalmente como uma força benigna sentada ao lado de Lennon. Todos os outros cônjuges dos Beatles aparecem no estúdio, embora não com tanta frequência. A certa altura, McCartney até faz uma piada presciente sobre ela.

“Vai ser uma coisa incrível e cômica em 50 anos – eles se separaram porque Yoko sentou em um amplificador”, diz ele.

Na tarde após a partida de Harrison, os Beatles restantes claramente combatem sua frustração com uma música agressiva e atonal, e Ono assume seu microfone – um momento fascinante.

Mito nº 3: Os Beatles tinham essencialmente se transformado em quatro artistas solo, com os outros como acompanhantes das canções uns dos outros.

Veredicto: Não é verdade. Eles estão constantemente colaborando, buscando e recebendo conselhos. Em um ponto, Harrison confessa a Lennon que está tendo problemas para completar a linha que se tornou “me atrai como nenhum outro amante” em “Something”. Lennon sugere o uso de uma frase sem sentido – “me atrai como uma couve-flor” – até que algo melhor surja.

Através do filme, os espectadores podem ver como a música “Get Back” surgiu de McCartney elaborando um riff ao lado, com ele e Lennon trocando sugestões líricas e lançando uma ideia para torná-la uma canção crítica ao sentimento anti-imigrante, para o banda completa trabalhando no arranjo. Satisfeito com o resultado final, é Harrison quem sugere lançá-lo imediatamente como single.

“Um vislumbre deles trabalhando juntos é um artefato extremamente importante, não apenas para os fãs dos Beatles, mas para qualquer pessoa que seja criativa”, disse Bob Spitz, autor de “The Beatles: The Biography”, publicado em 2005.

Mito nº 4: As filmagens mostraram a separação dos Beatles.

Veredicto: Essencialmente verdadeiro. Torna-se claro que o entusiasmo de Lennon e Harrison por serem Beatles está diminuindo. Lennon está claramente apaixonado por Ono; McCartney diz a Harrison e Starr que se alguma vez houvesse uma escolha entre ela e os Beatles, Lennon iria com ela.

Harrison, crescendo de forma criativa, está ficando desconfortável com seu papel secundário. Ele fala com Lennon sobre fazer um álbum solo porque ele tem músicas escritas o suficiente para preencher sua “cota” nos álbuns dos Beatles por mais uma década. Como se para provar seu ponto de vista, os Beatles ensaiam a majestosa “All Things Must Pass” de Harrison, mas se recusam a gravá-la.

No filme, Lennon e Starr também discutem uma reunião com o empresário dos Rolling Stones, Allen Klein, sobre assumir os negócios dos Beatles, prenunciando uma amarga separação com McCartney.

“A coisa toda está cheia de mini-histórias”, disse Jackson. Jackson, que deveria fazer um documentário convencional, disse que estava nervoso em levar seu produto final muito mais longo para McCartney, Starr e as famílias de Lennon e Harrison. “Mas eles retornaram e disseram, ‘ótimo, não mude nada’”, disse ele.

Entre os momentos inestimáveis ​​que ele desenterrou está a alegria nos rostos dos Beatles enquanto tocavam no telhado do estúdio. O filme mostra toda a performance, os Beatles enfrentando o desafio e se divertindo muito ao fazê-lo.

Quando a polícia finalmente acaba com o evento, a banda e a comitiva se retiram para o estúdio e ouvem uma gravação do que fizeram. “Este é um ensaio muito bom para outra coisa”, diz o produtor George Martin. Isso, infelizmente, não era para acontecer.

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