Em 1963, os jovens Beatles em ascensão receberam um convite (por via de seu empresário, Brian Epstein) para se apresentarem em um colégio em Buckingham para uma turma de alunos. Desde então, apenas fotografias desse evento nos faziam imaginar como um show para um público tão quieto e comportado poderiam fazer um show dos Beatles soar.
Samira Ahmed, repórter da série de programas Front Row, da BBC Radio 4, foi a uma escola pública em Stowe para relembrar um show dos Beatles que aconteceu lá exatamente sessenta anos atrás. Enquanto estava lá, um ex-aluno revelou que havia gravado o show em fita reel-to-reel… e ainda tinha a gravação.
Este é o primeiro concerto completo, ou quase completo, dos Beatles na Grã-Bretanha, registrado, que conhecemos. Não é uma apresentação usual de meia hora ou vinte minutos, como era típico para seus pacotes turísticos: isso tem uma hora de duração.
A gravação em fita de um quarto de polegada de uma hora foi feita por John Bloomfield, na época com 15 anos, no internato de Stowe, em Buckinghamshire, em 4 de abril de 1963, quando a banda fez um show no teatro da escola. Eles foram contratados por um colega, David Moores, que havia escrito para o empresário Brian Epstein.
“Provavelmente a apresentação mais incomum de todas” – Mark Lewisohn, The Complete Beatles Chronicle
Bloomfield, um geek confesso da tecnologia, projetou o sistema de iluminação do palco e aproveitou a oportunidade para adicionar um microfone próprio à configuração do palco naquela noite, conectado a seu gravador reel-to-reel.
A banda começa com “I Saw Her Standing There”, indo direto para “Too Much Monkey Business”, de Chuck Berry. Promovendo músicas de seu recém-lançado álbum de estreia, Please Please Me, a banda honra os pedidos do público e toca várias versões cover. Mais cedo, naquele mesmo dia, antes de viajar para Stowe, os Beatles haviam tocado “Too Much Monkey Business” no estúdio Paris, da BBC Radio, em Londres, para um episódio da série de programas Side by Side. A gravação ocorreu entre 11h e 14h. Além da música de Chuck Berry, o grupo tocou “Love Me Do”, “Boys”, “I’ll Be On My Way” e “From Me To You” para o rádio.
Parte da gravação de Stowe foi apresentada em breves trechos no especial Front Row, na BBC Radio 4, e está atualmente disponível para audição na BBC Sounds. Nenhuma palavra sobre o que vai acontecer com a gravação, mas parece estar fora dos direitos autorais, pelo menos na Europa.
Algumas das outras músicas tocadas em Stowe: “I Just Don’t Understand”, “A Taste of Honey”, “A Shot of Rhythm and Blues”, “Memphis Tennessee”, provavelmente “From Me To You” e muitas outras músicas do Álbum Please Please Me.
No programa, o historiador dos Beatles, Mark Lewisohn, diz o seguinte sobre o significado da gravação:
“A oportunidade que esta fita apresenta, que é completamente inesperada, é fantástica, porque nós os ouvimos no auge da descoberta completa. fama mundial. E nesse ponto, todas as gravações do público ficam cobertas de gritos”.
“Portanto, aqui está uma oportunidade de ouvi-los no Reino Unido, em um ambiente onde eles podem ser ouvidos e onde a fita realmente os captura adequadamente, em um momento em que eles também podem brincar com o público. Acho que é uma gravação incrivelmente importante e espero que algo bom, construtivo e criativo acabe acontecendo com ela”.
Em 2020, quando a escola colocou uma placa azul para comemorar a visita dos Beatles, Sir Paul McCartney lembrou como eles ficaram chocados: “Os bons e velhos rapazes da classe trabalhadora como nós nunca tinham visitado um estabelecimento como Stowe e ficamos chocados ao ver as duras condições de vida”, disse ele.