Em dezembro de 1969, os jornais anunciaram que John Lennon e Yoko Ono haviam alugado espaços em outdoors de 11 cidades espalhadas pelo mundo, para iniciar a sua campanha de Natal para a paz.
Embalados pela publicidade que seus bed-ins geraram durante o ano de 69, John e Yoko decidiram que sua próxima propaganda pela paz seria uma campanha natalina, mas dessa vez, seria feita em grande escala. Originalmente, Yoko havia idealizado uma campanha que se utilizaria de pôsteres e cartões postais escritos em letras prestas maiúsculas: WAR IS OVER! (IF YOU WANT IT), vinda da arte conceitual que ela, uma artista avant-garde, conhecia tão bem.
Baseado na idéia de Yoko, John teve uma idéia mais ousada: usar outdoors, com a frase WAR IS OVER!, espalhados pelo mundo. Foram então escolhidas as cidades de Londres, Paris, Roma, Amsterdã, Atenas, Berlim (naquela época Berlim Ocidental), Los Angeles, New York, Toronto, Montreal e Tóquio (embora alguns relatos indiquem que nunca houve outdoors da campanha nesta cidade, apenas os pôsteres e cartões), todas com cartazes nas línguas de seus países.A campanha foi oficialmente lançada em 15 de dezembro, com um concerto da sempre mutável Plastic Ono Band no Lyceum Ballroom de Londres.
Dessa vez, a banda contava com a presença de George Harrison, tocando com John ao vivo para o público pela primeira vez desde 66, e mais importante, essa seria a última vez que os dois tocariam juntos ao vivo, e a última vez que em John tocaria na Inglaterra. Vários outros nomes de peso participaram do concerto, entre Keith Moon, Billy Preston e Eric Clapton (que foi um membro constante na Plastic Ono). No fundo do palco, foi pendurado um enorme cartaz do WAR IS OVER! O concerto ficou conhecido como Peace for Christmas Concert.
Dois anos mais tarde, a campanha daria origem ao single ‘Happy Xmas (War Is Over)’, creditado a John, Yoko e a Plastic Ono Band junto com o Harlem Community Choir.
Por Winston O’Boogie (http://plasticonoblog.blogspot.com)
Comente