‘Savoy Truffle’ é a quarta e última canção escrita por George Harrison a debutar no álbum duplo White Album. Quase nunca é lembrada, como de costume, e ficou fadada ao pó dos lados B’s dos Beatles.
Na época em que foi escrita, em 68, George já havia estabelecido uma amizade com Eric Clapton, com quem logo colaboraria em ‘Badge’, canção gravada no disco de despedida do Cream. Clapton teve um papel fundamental em várias canções de George nessa época dos Beatles, seja direta ou indiretamente: ele tocou o solo de ‘While My Guitar Gently Weeps’; o jardim onde George caminhava celebrando a vinda do Sol era o jardim da casa de Clapton; ‘Sour Milk Sea’, uma música rejeitada para o disco duplo, ganhou a guitarra de Eric durante a gravação de George e Jackie Lomax; e ‘Savoy Truffle’, foi composta como uma brincadeira ao hábito de Clapton de comer chocolates.
Pessoalmente, acho que George não teve seu merecido espaço no Álbum Branco, por causa de John Lennon, que havia criado o hábito de cair fora das músicas escritas por George; de Paul McCartney, que tocava várias de suas músicas antes de levar a sério alguma canção de George; e de George Martin, que nunca via possibilidades comerciais nas composições do Beatle mais jovem. ‘Something’ apareceu nessa época, mas foi esquecida e guardada até o próximo ano, destinada a ser um dos singles mais vendidos da banda; ‘Not Guilty’ é até compreensível: a música mais gravada da história da banda – com seus mais de 100 takes feitos – foi um ataque aos egos de John e Paul com sua letra direta e agressiva; e ‘Sour Milk Sea’, vetada pela banda, mas ainda assim gravada com George, Paul, Ringo Starr e Eric Clapton. Com exceção de ‘Something’ que ainda não havia sido concluída, as outras duas eram fortes o suficiente para entrar no disco, sendo melhores que algumas músicas de John, Paul e do próprio George.
Quanto a ‘Savoy Truffle’, George disse que na época Clapton tinha várias cáries e realmente precisava de um dentista. Mesmo com dores, ele era capaz de comer uma caixa inteira de chocolates de uma só vez, ele não resistia não acabar com a caixa. Certa vez, na casa de George, Eric Clapton viu uma caixa de chocolates ‘Good News’ da Mackintosh. Daí veio a inspiração para George. Creme Tangerine, Montelimart, Ginger Sling, Pineapple Heart (na caixa da Mackintosh o nome era Pineapple Treat), Coffee Desert eram todos nomes de doces da caixa ‘Good News’ (“yes you know it’s good news”). A essas ele adicionou suas próprias criações Cherry Cream e Coconut Fudge, para então avisar Clapton que ele teria de arrancar todos os seus dentes depois de mais um dos chocolates da caixa, Savoy Truffle (“yes you’ll have to have them all pulled out after the Savoy Truffle”). Derek Taylor ainda ajudou com a frase “you know that what you eat you are”, referenciando o filme ‘You Are What You Eat’ (com Paul Butterfield e David Crosby).
Em outubro os Beatles menos John, entraram no estúdio para gravar a guitarra, baixo e bateria. Seis saxofonistas ainda participaram sob a supervisão do assistente de George Martin, Chris Thomas (que também tocou órgão e piano elétrico). Depois de tocarem impecavelmente, os músicos foram a sala de controle onde tiveram de ouvir George dizendo: “Antes de vocês escutarem, eu quero pedir desculpas pelo que fiz com sua bonita música. Por favor me perdoem – mas esse é o jeito que eu quero!” E assim, distorceu toda a sessão gravada. Uma segunda guitarra ainda foi adicionada.
A foto do vídeo é a da folhinha que vinha dentro da caixa explicando cada bombom. Thanks Lizzie Bravo!
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