The Beatles

Quadro pintado pelos Beatles no Japão vai a leilão pela Christie’s

Os Beatles criaram juntos uma pintura em 1996, chamada “Imagens de uma Mulher”. No geral, os membros do grupo pintaram-no durante uma turnê pela famosa Nippon Budokan Arena do Japão. Os intérpretes criaram a peça durante uma pausa na música, na suíte presidencial do Tokyo Hilton. Agora, a pintura estará à venda na casa de leilões Christie’s, em Nova York, no dia 1º de fevereiro.

Alguns especialistas afirmam que esta é a única obra de arte criada pelos quatro Beatles. Ou no mínimo, tinha assinaturas de todos para artistas. O valor de mercado previsto de “Imagens de uma Mulher” está entre US$ 400.000 e US$ 600.000. Além disso, a peça “cristaliza um momento mágico na história dos Beatles”, disse o especialista da Christie’s, Casey Rogers.

“É uma raridade ter uma obra em papel fora de seu catálogo musical que seja (uma) relíquia física, um objeto tangível com contribuições de todos os quatro Beatles ”, disse ela sobre a pintura de 21,5 por 31 polegadas. “Como recordação, é uma obra de arte, atrai provavelmente um grupo muito maior de colecionadores… É uma maravilhosa peça de narrativa”. Segundo histórias, os Fab Four visitaram o Japão por aproximadamente 100 horas durante uma turnê em 1966.

Enquanto estava no Japão, o grupo enfrentou várias ameaças de nacionalistas japoneses. Eles ficaram insatisfeitos porque a banda de rock ocidental se apresentou em um local considerado um centro etéreo para artes marciais. Referindo-se a um comunicado de imprensa da Christie’s , um visitante deu-lhes alguns materiais criativos. Em pouco tempo, o grupo se reuniu em torno de uma mesa que tinha uma luminária posicionada vagamente em cima de uma folha em branco de papel artístico japonês no centro.

Cada Beatle pintou um quadro distinto enquanto estava sentado em um canto. Robert Whitaker, fotógrafo, esteve presente para documentar a equipe em ação. “Nunca os vi mais calmos ou mais contentes do que neste momento”, observou, segundo comunicado da Christie’s . Com muita variação de formas, cores e até tintas utilizadas, cada área da pintura tem um toque próprio.

A seção de Harrison parece se estender ao máximo em seu canto e emprega pinceladas mais escuras e de aparência mais agressiva. Por outro lado, Starr tem uma área mais caricatural e mais estreita. Tanto Lennon quanto McCartney trabalharam principalmente com acrílico, observou a Christie’s. Harrison e Starr confiaram mais na aquarela. As assinaturas aparecem a seguir no centro, onde anteriormente ficava a lâmpada.

Embora os Beatles nunca tenham dado um nome formal à sua obra de arte, no final da década de 1980 ela passou a ser conhecida como “Imagens de uma Mulher”. Naquela época, “um jornalista japonês pensou que podia ver os órgãos genitais femininos no quadrante de Paul”, segundo a Christie’s. “Está tudo muito nos olhos de quem vê, não é? Não era necessariamente a intenção da pintura tal como estava sendo feita. Acho que foi mais fluido, foi mais livre e apenas os membros se expressaram”, disse Rogers.

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010