Paul McCartney

Review: McCartney III (Stereogun)

O quê, você achou que o “álbum da quarentena” teve origem em 2020? No final de 1969, recuperando-se da separação dos Beatles, Paul McCartney se escondeu em sua casa em Londres e passou o inverno gravando canções em estúdio caseiro de 4 canais, tocando cada parte sozinho, exceto pela contribuição ocasional de sua esposa, Linda. Na maioria das vezes, as gravações eram ásperas e básicas o suficiente para serem qualificadas como demos – um grande contraponto dos trabalhos elaborados de estúdio de recortar e colar de Abbey Road e os empilhões de Let It Be. Na primavera, McCartney lançou essas faixas caseiras como sua estréia solo, McCartney. Embora amplamente rejeitado como um lixo inacabado, o álbum liderou as paradas de vendas dos Estados Unidos por três semanas e mais tarde foi adotado por alguns como um marco pop lo-fi.

Uma década depois, com seu projeto de rock de arena dos anos 70, Wings, perdendo o fôlego, McCartney mais uma vez procurou reiniciar sua carreira com uma grande partida. Sentado em sua casa em Sussex durante o verão de 1979, ele montou uma série de sintetizadores e começou a brincar com a nova onda e sons pop de sintetizador da época, novamente basicamente trabalhando sozinho com Linda aparecendo de vez em quando. Quando ele lançou essas gravações como McCartney II em 1980, foi saudado com a mesma recepção fria da crítica que encontrou o primeiro lançamento de McCartney, mas da mesma forma foi abraçado como um favorito cult mais tarde. Até hoje as pessoas ainda enlouquecem quando ele toca “Secretário Temporário” no show.

Por 40 anos, esses dois álbuns permaneceram como curiosidades gêmeas no catálogo de McCartney, marcos que ajudaram a delinear uma nova década de sua carreira histórica. É difícil dizer se ele alguma vez teria feito um álbum chamado McCartney III se uma pandemia global não o tivesse forçado ao lockdown (ou “rockdown”, como dizem os trailers do álbum). Mas quando McCartney se viu em casa este ano com nada além de tempo em suas mãos, ele começou a mexer em seu estúdio caseiro e logo tinha o terceiro filme de uma trilogia. É lançado nesta sexta-feira sem singles antecipados, em parte porque – no espírito dos álbuns anteriores desta série – não há muitos singles óbvios na tracklist.

Fonte: Stereogun

Editor

José Carlos Almeida

+55 11 95124-4010