Paul McCartney

Review: McCartney III (Ultimate Classic Rock)

A veia experimental de Paul McCartney está de volta. Ele brincou com palavras, sons e conceitos com os Beatles e então lançou sua carreira solo com um álbum autointitulado em 1970, que levou seus experimentos para um espaço mais pessoal. Farto do formato de grupo colaborativo, pelo menos por enquanto, o McCartney foi feito apenas como um projeto de banda de um homem só.

Dez anos, e uma banda diferente mais tarde, ele seguiu com outro disco totalmente solo, McCartney II, desta vez entregando-se ao seu novo instrumento favorito: o sintetizador. Entre e depois desses dois discos, ele brincou com suas ambições – de Ram de 1971, um disco feito com a esposa Linda que incluía “Uncle Albert/Admiral Halsey”, facilmente uma das canções mais estranhas a chegar ao primeiro lugar, ao Egypt Station, de 2018, um trabalho ambicioso que se tornou o primeiro álbum de McCartney ao alcançar o topo das paradas em 36 anos. Depois, há os vários álbuns clássicos, eletrônicos e Fireman que ele fez ao longo dos anos.

Portanto, não é tão surpreendente que McCartney esteja revisitando o espírito DIY (Faça Você Mesmo) dos discos McCartney em um terceiro lançamento, como seus dois predecessores, no início de uma nova década. Por um lado, todos esses LPs marcam o início de um novo capítulo em sua vida; por outro lado, ele precisava de algo para fazer com seu tempo de inatividade em cada caso. McCartney III, especificamente, é o produto do lockdown do coronavírus.

E como aqueles álbuns anteriores, este terceiro álbum solo não será lembrado com tanto carinho quanto Ram, Band on the Run ou mesmo Chaos and Creation in the Backyard de 2005. Mas também não é um Give My Regards To Broad Street.

A abertura de “Long Tailed Winter Bird” é essencialmente cinco minutos de McCartney tocando uma guitarra sobre uma base de rock básica que chega perto do território de jam enquanto ele grita “Você sente minha falta?” de vez em quando. Ele imediatamente segue com a completa “Find My Way”, que soa como indie-rock filtrado por seus instintos mais tradicionais.

McCartney III é assim, pulando de um estilo para outro sem nunca se decidir por um tema ou ritmo. Existem canções de amor e rocks como “Lavatory Lil”, que soam como se McCartney estivesse se divertindo – pelo menos por uma breve parte do ano infernal que inspirou o álbum.

Ele até consegue trabalhar um pouco de agressividade em “Slidin'”, um rock do tipo “Helter Skelter” que se destaca de um riff simples que puxa todo o resto, incluindo um vocal duro de McCartney, em seu vórtice lamacento. E então vai direto para “The Kiss of Venus”, a faixa mais arejada do álbum, um momento acústico e bucólico que fornece uma outra visão de seu tempo ocioso.

O tema melódico de “Long Tailed Winter Bird” se repete no fechamento do álbum, em “Winter Bird – When Winter Comes”, que meio que resume McCartney III em três minutos folk que também lembram as pontes entre McCartneyRam e o primeiro álbum de Wings, Wild Life. McCartney marca uma lista de tarefas – “Deve consertar a cerca” – enquanto examina os cordeiros, galinhas e raposas ao seu redor. É um final sereno e cheio de esperança tanto para o álbum quanto para o ano.

E no final, é um trabalho substancial e descartado, implorando para não ser levado muito a sério, enquanto também se categoriza como uma declaração pessoal, assim como McCartney e McCartney II, por um artista em transição. Mas os desafios neste trabalho são menos complicados e abrasivos; refletir sobre uma fazenda durante um dos anos mais tumultuados que qualquer um de nós já viverá fará isso. No típico estilo McCartney, ele lida com isso com facilidade.

Fonte: Ultimate Classic Rock

 

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José Carlos Almeida

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